A Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, assinou um protocolo com a secular Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) para fornecer de forma grátis o programa Office 356 e ajudar 600 estudantes.

“Estabelecemos este protocolo para que todos os alunos de ensino possam usufruir da oferta do Office 365 e possam utilizar todas as ferramentas, de acesso ao ‘e-mail’, de acesso a documentos do Office, de colaboração de Skype, de uma forma gratuita”, explicou à Lusa João Couto, diretor da Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975, depois de ter assinado hoje, no Porto, um protocolo com a SCMP.

À margem da assinatura do protocolo, João Couto recordou que a Microsoft tem um protocolo de parcerias com instituições de ensino na área da responsabilidade social em que disponibilizamos a solução do Office 365 gratuitamente para os alunos das instituições de ensino.

O provedor da SCMP, António Tavares, salientou, por seu turno, a importância de a SCMP ter ganhado um “parceiro tecnológico” para poder levar mais longe a “solidariedade de tecnologia” aos mais “indiferenciados e mais desfavorecidos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este protocolo, que num primeiro momento vai abarcar os alunos que frequentam o colégio Nossa Senhora da Esperança, da Misericórdia do Porto e os computadores da instituição, é um “pequeno passo para a Microsoft, mas de certeza absoluta um grande passo para a Misericórdia do Porto”, referiu, considerando que o protocolo celebrado hoje “evidencia a alta capacidade que a Microsoft tem nas matérias com a responsabilidade social”.

“Para nós, que estamos todos os dias no terreno a lutar contra algumas das adversidades que as pessoas têm, sentimos bem quanto é importante termos o apoio e o incentivo de outras entidades”.

António Tavares declarou que o protocolo tem um “simbolismo muito importante”, por juntar uma instituição com mais de 500 anos de história e de existência, com uma instituição praticamente nascida no século XX, que perspetiva o mundo naquilo que tem mais inovador que são as novas tecnologias.

“É exatamente no sentido de fazer um compromisso entre a tradição e a modernidade que hoje estamos aqui para assinar o protocolo”.

A área da Educação e o primeiro passo da parceria e que vai abarcar cerca de 600 crianças e jovens que frequentam o ensino e que vão poder usufruir de um novo programa tecnológico.

A saúde é outra área a desenvolver protocolos com a Microsoft para o futuro.

A Santa Casa da Misericórdia é “um bom laboratório” para que a Microsoft possa compreender quais são as dificuldades diárias e os problemas, observou António Tavares, acrescentando que aquela instituição pode dar algum contributo para que os programas e tudo o que é preparado em termos de ‘software’ seja mais vocacionado para dar respostas àqueles que são os problemas das pessoas”.

O protocolo de cooperação entre a Microsoft e a Misericórdia do Porto é realizado no âmbito do programa Student Advantage, bem como à partilha de atividades e ações conjuntas no âmbito de iniciativas de formação no quadro do “Programa Ativar Portugal” e da “3.ª Plataforma Tecnológica”.