O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a nomeação do novo Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que passará a ser presidido pelo Professor Paulo Ferrão e composto pelos Professores Miguel Castanho, Isabel Ribeiro e Ana Sanchez.

Paulo Ferrão é professor catedrático no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa e diretor do Programa MIT-Portugal, uma parceria estratégica entre o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e várias universidades e instituições portuguesas, desde 2006.

Miguel Castanho, que assumirá o cargo de vice-presidente da FCT, é professor catedrático de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde 2007, e sub-diretor desde 2011. Coordena atualmente o Instituto de Medicina Molecular.

Isabel Ribeiro, vogal, é vice-presidente da associação do IST para a Investigação e Desenvolvimento e Ana Sanchez, também vogal, é responsável pelas unidades curriculares de comunicação de ciência em três programas de doutoramento financiados pela FCT e por dois cursos de comunicação de ciência da Nova Doctoral School.

A aprovação da nova direção é o culminar de um “processo de audição da comunidade científica sobre o futuro da FCT”, inédito em Portugal, garantiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior num comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR