Política Científica

Política Científica

As (muitas) polémicas do concurso da FCT /premium

972
O primeiro concurso deste Governo para contratos de investigação termina com 3.600 de fora e muita polémica. Investigadores estão perplexos com as avaliações e questionam a estratégia para a Ciência.
Política Científica

500 investigadores com contrato de trabalho

2.098
Durante os próximos seis anos, 500 investigadores vão ter um contrato de trabalho com uma instituição científica portuguesa. Sem contrato ficaram 3.600 pessoas.
Política Científica

FCT diz que (ainda) não falhou o prazo

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia diz que o prazo para o anúncio dos resultados é 9 de setembro, mas não vai cumpri-lo. Ao Observador disse que já tem data para o concurso de 2018.
Política Científica

FCT falha prazo dos contratos de investigação

976
A FCT adiou por um mês, pelo menos, o anúncio do resultado das candidaturas ao Emprego Científico Individual. Há quatro mil investigadores, muitos deles desempregados, à espera dos resultados.
Ciência

Ciência. Se há mais dinheiro, qual é o problema? /premium

719
Os investigadores viraram as costas a Costa e reclamaram a Marcelo. Mas os protestos vêm de trás: há avaliações com erros, papers confundidos com papéis, moscas com ratos e 100 páginas para preencher.
Ciência

FCT aprova mais de 400 contratos para investigação

Os resultados fazem parte do primeiro concurso público para o apoio ao desenvolvimento de planos de emprego científico e desenvolvimento de carreiras científicas.
Política Científica

Investigação: FCT, agricultura e Disneylândia

187
O sistema de avaliação de projetos da FCT, pelo menos na área de Economia e Gestão, terá sido uma fantasia com baixo valor acrescentado: Mais: feedback que deu foi exíguo e de má qualidade científica.
Ciência

Política de C&T: “virar a página” para onde estava

O ministro regressou a boas políticas do anterior Governo na área da Ciência, mas terá mudado pela crítica dos cidadãos ou porque se deu conta que os “peritos” internacionais da OCDE dizem o mesmo?
Ciência

Avaliação das unidades ou concurso de beleza?

Com o regresso da avaliação das unidades de I&D centrada na visita, ganhamos o contacto visual entre o avaliador e o avaliado, mas não asseguramos uma melhor qualidade da avaliação.
Política Científica

Investigadores com contratos à medida

Opção legislativa do Governo afastará o sistema científico da competição internacional e da criação de valor para os portugueses, tudo em nome da solidez da geringonça e de certa clientela partidária.
Política Científica

Orçamento participativo para a investigação

Novos programas de investigação vão poder concorrer no próximo ano a verbas do novo Orçamento Participativo de Ciência e Tecnologia, que será criado nos próximos meses, anunciou o Ministro da Ciência, Manuel Heitor.
Política Científica

Piratear artigos de ciência ou abrir o acesso?

1.284
Todas as pessoas devem poder ter acesso gratuito ao conhecimento produzido pelos cientistas. Portugal está na vanguarda da implementação desta ideia. Enquanto nada acontece, há quem faça pirataria.
Ciência

Aprovada nova direção da FCT

O novo Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. A fundação passará a ser presidida por Paulo Ferrão, do IST.
Ciência

Financiar ciência? Mais autonomia, menos Governo

377
A comissão que avaliou a FCT deu nota positiva à instituição. Mas algumas recomendações foram apresentadas: autonomia do Governo, continuação da reestruturação e melhor comunicação com os parceiros.
Política Científica

FCT apoia colaborações internacionais

No celebração dos 30 anos de adesão de Portugal ao CERN, a presidente da FCT garantiu a continuação da contribuição para esta organização. No mesmo evento, Mariano Gago foi homenageado.
Ciência

Fundação para Ciência e Tecnologia já tem presidente

Maria Arménia Carrondo é docente do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. A nomeação foi aprovada em Conselho de Ministros.
Horizonte 2020

Há mais dinheiro para a ciência. Mesmo com cortes

Um grupo de instituições científicas europeias mostrou-se preocupada com os cortes no financiamento da ciência. Isto apesar de as verbas continuarem a ser mais altas do que no período anterior.
Ciência

Doutores em delinquência

425
O centro de investigação de Boaventura de Sousa Santos e de José Manuel Pureza serve-se da ciência e utiliza o erário público para legitimar, sofisticar e exportar a violência social e política.
Política Científica

63 unidades com 47 milhões de euros... 65 sem nada

Os resultados da segunda fase de avaliação às unidades de investigação científica foram agora apresentados com 71 milhões de euros anuais distribuídos por ordem de mérito a 257 das 322 instituições.
Nuno Crato

António Nóvoa, extremista e esquecido

563
O que leva um historiador prestigiado, um antigo reitor da Universidade de Lisboa, a dizer tanta asneira numa única entrevista? O fanatismo ideológico. O marxismo cega.
Ciência

CE tem de apostar na saúde, emprego e ambiente

Baseado na opinião dos cidadãos europeus o relatório do Conselho Consultivo para a Ciência e Tecnologia revela as áreas-chave de investigação e inovação para os próximos 15 anos.
Proteção de Dados

Cientistas contra limite europeu no acesso a dados

Sem conseguirem ter acesso aos dados pessoais dos indivíduos em estudo, será impossível aos cientistas fazerem um acompanhamento de longo termo com as mesmas pessoas.
Ciência

Medalha Fields: Toda a beleza da Matemática

765
A 13 de Agosto fez-se História. Como se previa, pela primeira vez uma mulher ganhou a Medalha Fields. Foi a iraniana Maryam Mirzakhani a conseguir quebrar o que para muitos era mais um tecto de vidro.
Política Científica

FCT garante que fez uma boa avaliação

O Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia escreve aos investigadores das unidades de investigação avaliadas garantido o rigor e desmentindo as acusações que foram feitas à fundação.
Política Científica

A sua unidade ficou sem financiamento (ou quase)?

O fundo de Incentivo 2015 da FCT servirá para apoiar algumas unidades de investigação abaixo de "muito bom" na reestruturação. O objetivo é que possam ter melhores resultados na avaliação de 2017.
Política Científica

Verba para equipamentos e serviços científicos

Novo roteiro de infraestruturas vai permitir comprar ou melhorar 38 instrumentos em várias áreas - equipamento científico de grande porte, coleções ou sistemas computacionais.
Política Científica

Escolher áreas prioritárias de investigação

As estratégias de especialização inteligente vão definir as prioridades de investigação. O resultado será mais investimento nalgumas áreas, como o mar, e menos investimento noutras.
Política Científica

Financiamento distribuído por outros laboratórios

A avaliação de 2014 acaba com a concentração do financiamento nos laboratórios associados permitindo que todas as unidades de investigação partissem em pé de igualdade.
Política Científica

As unidades de investigação têm de reorientar-se

Miguel Seabra diz que a avaliação "bom" indica que a unidade de investigação não está a seguir o melhor rumo e precisa de se reorganizar para estar ao nível das mais competitivas.
Política Científica

Unidades chumbadas vão ter fundo de recurso

106
Algumas das unidades de investigação que tiveram classificação de bom ou inferior poderão vir a receber um fundo de incentivo à reestruturação para estarem melhor preparadas para a avaliação de 2017.
Universidade de Lisboa

Reitor critica a política científica do governo

António Cruz Serra acusa a FCT de arruinar a ciência em Portugal, assumindo que o governo "não faz ideia" do que se está a passar e que a situação é muito grave.
Política Científica

Reitores querem mais unidades de I&D na 2ª fase

Reunidos no sábado com a secretária de Estado da Ciência, os reitores propuseram que mais unidades de investigação passassem à segunda fase da avaliação que lhes dará financiamento nos próximos 6 anos
Universidades

As universidades no olho do furacão

Para ser claro, se existem instituições que merecem todos os cortes financeiros e mais alguns por parte do estado são as universidades. Porém, paga sempre o mais pobre, o ensino básico e secundário.
Ciência

Investigação: 40% dos centros contestam avaliação

Dois em cada cinco centros de investigação recorreram da nota que tiveram na primeira fase do processo da avaliação conduzido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Política Científica

71 centros de investigação ficam sem financiamento

Um quarto das unidades de investigação que se candidataram em 2013 a fundos públicos não vão receber financiamento, revelam os resultados da primeira fase da avaliação hoje divulgados pela FCT.
Política Científica

Conferência sobre o futuro da ciência

Para um melhor futuro da ciência é preciso vencer obstáculos, como a contratação na função pública, escassez de financiamento, falta de plano estratégico e ausência de carreira profissional.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)