456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Política Científica

Governo

Pai e filho nomeados para Conselho de Ética

Sociólogo Boaventura Sousa Santos foi nomeado pelo Governo para Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e a FCT nomeou o filho, João. Situação causa incómodo entre alguns membros.
Universidade de Aveiro

Fundação e Universidade de Aveiro assinam acordo 

Acordo prevê uma Plataforma Internacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e a instalação de um escritório do Instituto Oswaldo Cruz no Parque de Ciência e Inovação de Aveiro.
Ciência

É urgente investigar a investigação em Portugal

A irrisoriedade de PIB investido em ciência, ou a inexistência de uma arquitetura concreta que apoie doutorados com fins não académicos, é símbolo de um país que desvaloriza o próprio desenvolvimento.
Holocausto

FCT financia projetos sobre o Holocausto

Os projetos "MemoMarranos" e "O Holocausto em português" pretendem estudar o trajeto dos descendentes de judeus e cristãos-novos em Portugal e atualizar o ensino do Holocausto com novos materiais.
Prémios e Galardões

Prémio para estudos sobre visão e cancro

Quatro cientistas venceram a 17ª edição das Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A bolsa, de 16 mil euros, é da L'Oréal, UNESCO e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Política Científica

O insustentável silêncio da FCT

Precisamos duma FCT com visão estratégica que entenda que não é com comportamento erráticos e medidas avulsas que se fortalece um dos sectores mais estratégicos em qualquer país que se diz democrático
Política Científica

Como utilizar a evidência científica

O que esperamos dos políticos não é o despejar de chavões eleitoralistas, nem muitos beijos e abraços, antes serem capazes de "desenhar políticas públicas capazes de melhorar a vida das pessoas".
Política Científica

FCT propõe-se excluir Centro de História Religiosa

Mais inquietante é que os relatórios dos painéis referem «registos» a que não se tem acesso, o que sugere a existência de uma avaliação secreta, por trás daquela que é divulgada. É preciso esclarecer.
Política Científica

Reitor do Algarve rejeitou contratar cientistas

Em janeiro de 2018, a universidade considerou que os investigadores tinham razão para pedir a regularização do seu vínculo. Agora, recorreu da própria decisão e votou contra todos os 19 pedidos.
Política Científica

Posições permanentes na investigação? Assim não

Temo que as universidades deixem de ter margem de manobra para novas contratações. Aos que ficaram de fora, só porque sim, e à nova geração de cientistas, será suprimida qualquer réstia de esperança.
Política Científica

Ciência. Reitores travam entrada de investigadores

O Governo criou um programa para regularizar vínculos precários na ciência. Os investigadores e docentes aproveitaram a oportunidade. Mas as universidades não estão dispostas a contratá-los.
Fact Check

Portugal tem "pleno emprego" para os doutorados?

Numa entrevista ao Público, o ministro da Ciência disse, entre outras coisas, que há vagas que ficam por preencher. Os investigadores dizem que as afirmações são uma "afronta".
Política Científica

Investigadores no desemprego fazem apelo à FCT

Dar lugares a muito mais investigadores sem experiência do que a seniores criou um problema: quem é que vai orientar o trabalho dos primeiros? Grupo de 500 investigadores enviou uma proposta à FCT.
Política Científica

FCT. Contratos praticamente garantidos

500 investigadores aguardam os resultados da audiência prévia para poderem assinar os contratos. As listas podem ser ajustadas, mas dificilmente estes investigadores serão eliminados, diz FCT.
Política Científica

Concurso FCT. Impasse pode durar mais 4 meses

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia atribuiu contratos de trabalho a 500 investigadores, há 2 meses, mas ainda está a analisar as reclamações. Sem essa reavaliação, ninguém pode assinar contrato.
Política Científica

Trabalhador põe providência cautelar contra FCT

A providência cautelar pretende suspender os concursos para a regularização de vínculos laborais precários por considerar que é injusto que recebam muito mais do que os trabalhadores do quadro.
Política Científica

Regime de uso de células humanas colmata lacuna 

O ministro da Ciência afirmou que o diploma que define as condições da colheita, armazenamento e destruição de células vai preencher "uma lacuna" no regime jurídico da atividade científica.
Política Científica

FCT sem prazo para reavaliar candidaturas

Os investigadores e a FCT fazem diferentes interpretações do regulamento e dos prazos para a reapreciação das candidaturas. Os investigadores esperavam 40 dias úteis, a FCT não define prazos.
Política Científica

A credibilidade científica da academia

Se não há dinheiro para todos, então esqueçam as não ciências e deem um contrato a Maria Mota. Porque até podemos desculpar a FCT pelo ocorrido, mas dificilmente o poderemos fazer se não for corrigido
Política Científica

As (muitas) polémicas do concurso da FCT

O primeiro concurso deste Governo para contratos de investigação termina com 3.600 de fora e muita polémica. Investigadores estão perplexos com as avaliações e questionam a estratégia para a Ciência.
Política Científica

500 investigadores com contrato de trabalho

Durante os próximos seis anos, 500 investigadores vão ter um contrato de trabalho com uma instituição científica portuguesa. Sem contrato ficaram 3.600 pessoas.
Política Científica

FCT diz que (ainda) não falhou o prazo

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia diz que o prazo para o anúncio dos resultados é 9 de setembro, mas não vai cumpri-lo. Ao Observador disse que já tem data para o concurso de 2018.
Política Científica

FCT falha prazo dos contratos de investigação

A FCT adiou por um mês, pelo menos, o anúncio do resultado das candidaturas ao Emprego Científico Individual. Há quatro mil investigadores, muitos deles desempregados, à espera dos resultados.
Ciência

Ciência. Se há mais dinheiro, qual é o problema?

Os investigadores viraram as costas a Costa e reclamaram a Marcelo. Mas os protestos vêm de trás: há avaliações com erros, papers confundidos com papéis, moscas com ratos e 100 páginas para preencher.
Ciência

FCT aprova mais de 400 contratos para investigação

Os resultados fazem parte do primeiro concurso público para o apoio ao desenvolvimento de planos de emprego científico e desenvolvimento de carreiras científicas.
Política Científica

Investigação: FCT, agricultura e Disneylândia

O sistema de avaliação de projetos da FCT, pelo menos na área de Economia e Gestão, terá sido uma fantasia com baixo valor acrescentado: Mais: feedback que deu foi exíguo e de má qualidade científica.
Ciência

Política de C&T: “virar a página” para onde estava

O ministro regressou a boas políticas do anterior Governo na área da Ciência, mas terá mudado pela crítica dos cidadãos ou porque se deu conta que os “peritos” internacionais da OCDE dizem o mesmo?
Ciência

Avaliação das unidades ou concurso de beleza?

Com o regresso da avaliação das unidades de I&D centrada na visita, ganhamos o contacto visual entre o avaliador e o avaliado, mas não asseguramos uma melhor qualidade da avaliação.
Política Científica

Investigadores com contratos à medida

Opção legislativa do Governo afastará o sistema científico da competição internacional e da criação de valor para os portugueses, tudo em nome da solidez da geringonça e de certa clientela partidária.
Política Científica

Orçamento participativo para a investigação

Novos programas de investigação vão poder concorrer no próximo ano a verbas do novo Orçamento Participativo de Ciência e Tecnologia, que será criado nos próximos meses, anunciou o Ministro da Ciência, Manuel Heitor.
Política Científica

Piratear artigos de ciência ou abrir o acesso?

Todas as pessoas devem poder ter acesso gratuito ao conhecimento produzido pelos cientistas. Portugal está na vanguarda da implementação desta ideia. Enquanto nada acontece, há quem faça pirataria.
Ciência

Aprovada nova direção da FCT

O novo Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. A fundação passará a ser presidida por Paulo Ferrão, do IST.
Ciência

Financiar ciência? Mais autonomia, menos Governo

A comissão que avaliou a FCT deu nota positiva à instituição. Mas algumas recomendações foram apresentadas: autonomia do Governo, continuação da reestruturação e melhor comunicação com os parceiros.
Política Científica

FCT apoia colaborações internacionais

No celebração dos 30 anos de adesão de Portugal ao CERN, a presidente da FCT garantiu a continuação da contribuição para esta organização. No mesmo evento, Mariano Gago foi homenageado.
Ciência

Fundação para Ciência e Tecnologia já tem presidente

Maria Arménia Carrondo é docente do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. A nomeação foi aprovada em Conselho de Ministros.
Horizonte 2020

Há mais dinheiro para a ciência. Mesmo com cortes

Um grupo de instituições científicas europeias mostrou-se preocupada com os cortes no financiamento da ciência. Isto apesar de as verbas continuarem a ser mais altas do que no período anterior.
Ciência

Doutores em delinquência

O centro de investigação de Boaventura de Sousa Santos e de José Manuel Pureza serve-se da ciência e utiliza o erário público para legitimar, sofisticar e exportar a violência social e política.
Política Científica

63 unidades com 47 milhões de euros... 65 sem nada

Os resultados da segunda fase de avaliação às unidades de investigação científica foram agora apresentados com 71 milhões de euros anuais distribuídos por ordem de mérito a 257 das 322 instituições.
Nuno Crato

António Nóvoa, extremista e esquecido

O que leva um historiador prestigiado, um antigo reitor da Universidade de Lisboa, a dizer tanta asneira numa única entrevista? O fanatismo ideológico. O marxismo cega.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.