Uma das primeiras coisas em que alguém repara quando entra no perfil de outra pessoa numa rede social, seja ela qual for, é na fotografia. E por mais inteligentes, engraçados, divertidos, profissionais e interessantes que possamos ser, uma fotografia errada pode deitar toda a nossa imagem por terra.

Se um homem até pode achar piada a uma selfie de uma mulher em modo Zoolander, achará uma mulher piada ao mesmo? A questão não é inocente, até porque bastam 100 milissegundos para sermos capazes de tirar conclusões sobre uma pessoa baseadas apenas numa fotografia.

Muitos estudos científicos e psicológicos têm-se focado no impacto que uma fotografia de perfil pode ter. Uma investigação do jornal Psychological Science analisou o seu efeito nas primeiras impressões e juntou uma série de boas práticas para ter uma boa fotografia de perfil: mostrar os dentes ao sorrir, vestir cores escuras acima da cintura e claras abaixo, não usar óculos de sol nem chapéus ou evitar rir com gargalhadas são os conselhos avançados pela publicação. Mas além destas regras há muito mais a dizer sobre as fotografias que partilha nas suas redes sociais e tudo o que isso mostra de si — seja homem ou mulher.

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Perfil virtual VS perfil real

As redes sociais vieram mudar o modo como nos apresentamos ao mundo. Partilhamos demasiadas coisas pessoais e abrimos a porta da nossa vida de uma forma que, por vezes, não nos mostra nos melhores ângulos. Selfies, fotografias ao espelho a fazer caretas, no ginásio, na praia, na discoteca, a beber álcool, a mostrar os abdominais ou em biquíni… Há dez anos nada disto existia e este lado da nossa personalidade, enquanto seres sociais, não era tão exposto ou, pelo menos, tão rapidamente. As pessoas tinham tempo para se conhecer e criar primeiras impressões mais reais.

Mas será que temos noção da mensagem que as nossas fotografias nas redes sociais passam? O que é que um feed de Instagram cheio de fotografias em biquíni, selfies e poses ao espelho diz de uma mulher? E que pessoas irá ela atrair com este registo virtual? Relativamente aos homens, qual é a marca que estão a deixar com um Facebook cheio de fotografias no ginásio e selfies no carro?

Se calhar nunca pensou nisso mas a sua “personalidade virtual” pode até ser o que está a estragar as suas relações. Esta habilidade de tirarmos dezenas de fotografias por dia e partilharmos instantaneamente tudo aquilo que estamos a viver faz com que os inícios das relações se tornem muito frágeis — conhecemos a personalidade virtual uns dos outros de forma demasiado rápida e decidimos, também demasiado rápido, que não serve para nós. O que é que falha aqui? Não damos sequer oportunidade para conhecer a personalidade real. E há algo importante a reter: as fotografias de perfil são os nossos representantes no mundo digital, tal como a simpatia e a boa educação são no mundo real.

O impacto de uma fotografia no mundo profissional

Psicólogos da Universidade de Princeton descobriram que demoramos apenas 100 milissegundos a criar uma impressão de alguém, olhando unicamente para a sua fotografia. E 80 a 90 por cento das primeiras impressões são baseadas em apenas duas qualidades: credibilidade e competência. Não o vai conseguir com uma fotografia ao espelho, uma selfie ou na praia.

Atualmente, muitas empresas já pesquisam os seus funcionários no seu mundo virtual e antes de uma entrevista de emprego. Por isso, a não ser que mantenha todos os seus perfis privados, é muito provável que um patrão ou um futuro empregador saiba mais de si do que aquilo que imagina. No site Photo Feeler pode fazer um teste para ver se a sua fotografia de perfil é, ou não, profissionalmente apta (por exemplo, a do LinkedIn). E é fácil perceber as diferenças que um blazer, um olhar confiante e uma postura direita podem fazer.

O site Entrepreneur listou os tipos de fotografias que nunca deve usar no LinkedIn. E isto aplica-se tanto a homens como a mulheres:

  1. A selfie ao espelho: Se no Facebook ou no Instagram não mostram o seu melhor lado, no LinkedIn vão fazê-lo parecer um amador pouco profissional. Selfies de qualquer tipo são demasiado casuais para esta plataforma profissional.
  2. Fotografias com filtros estranhos: Potenciais empregadores e clientes querem olhar para si e ver como realmente é. Guarde todas as fotografias com filtros para as paisagens que coloca no Instagram.
  3. Postura demasiado séria ou chateada: Uma fotografia em que pareça chateado não o vai tornar visualmente cativante. Coloque uma em que esteja feliz, sorridente (mas com moderação) e confiante para que um possível empregador o veja como uma pessoa acessível e de confiança. Está cientificamente provado que um sorriso traz vantagens.
  4. Fotografias desfocadas:Esqueça as imagens pixelizadas ou desfocadas que façam com que uma pessoa tenha de forçar os olhos para poder olhar para si.
  5. Fotografias de corpo inteiro: Simplesmente não as use. Lembra-se do conceito fotografia tipo “passe”? É este que tem de seguir.
  6. Amigo dos animais: A menos que seja um veterinário, não pose com o seu animal de estimação. Por mais que adore animais, é totalmente irrelevante no seu perfil de LinkedIn.
  7. Fotografias cortadas: Se o seu perfil tiver uma fotografia com uma orelha cortada ou metade do queixo tapado, vai parecer tudo menos profissional. Mostre o seu rosto inteiro.
  8. Silhuetas ou ícones: Alguém que não tem a confiança de juntar o seu bom nome ao seu bom rosto, não pode ser um profissional confiante. É tão simples quanto isto. E perfis sem fotografia (com o ícone do LinkedIn) são sete vezes menos propensos a serem visualizados. O mesmo se diz de fotografias artísticas da sua sombra ou da sua silhueta. Mostre a cara e ponto final.

Como criar um perfil nas redes sociais de relações e encontros

Aplicações como o Tinder e a Happn potenciam o encontro entre as pessoas. Mas um perfil errado pode simplesmente fazer com que ninguém tenha interesse em o conhecer na vida real. Um artigo do New York Times diz que, no Tinder, os homens clicam “sim” numa mulher 46% das vezes mas as mulheres apenas o fazem 14%. E tudo isto está relacionado com a forma como os homens se apresentam virtualmente. Mas porque as mulheres também cometem alguns erros — as famosas fotografias ao espelho a fazer poses nada naturais em género de Kylie Jenner — eis tudo aquilo que devem (e não devem) fazer:

  • A sua fotografia de perfil deve mostrar apenas e somente o seu rosto. Esqueça as fotografias que tirou em cima de uma montanha de costas com uma paisagem fantástica, sentado de lado num banco do parque, num casamento com os padrinhos e as madrinhas, numa discoteca com os seus amigos… Queremos ver a cara uns dos outros. Apenas isso. A sua fotografia principal deve mostrá-la e fazer com que do outro lado queiram, pelo menos, ter vontade de ver as outras e ler o seu perfil completo.
  • Se procura encontrar uma relação, as suas fotografias têm de o mostrar. Homens, isto é o mesmo que dizer bye bye às fotografias em tronco nu, no ginásio, em discotecas e que deem a entender que só estão interessados em diversão. No caso das mulheres, qualquer semelhança com qualquer uma das irmãs Kardashian não transmite confiança e seriedade. Sejam aquilo que querem atrair.
  • Certifique-se que está igual em todas as fotografias. Não coloque uma de quando estava na universidade, há 10 anos, e uma das últimas férias de verão. Porque vai deixar dúvidas relativamente à sua aparência real.
  • Seja honesto relativamente à sua aparência. Se os homens são desconfiados relativamente ao peso de uma mulher, nós desconfiamos da altura de um homem. Uma fotografia de corpo inteiro pode ser incluída no leque de fotografias (mas não na principal de perfil).
  • E quando falamos de uma fotografia de corpo inteiro, isso não inclui uma fotografia dos abdominais nem em biquíni. Há formas mais subtis de mostrar o vosso corpo sem fazer com que a outra pessoa revire os olhos.
  • Não tenha demasiados acessórios. Óculos de sol e chapéus só dão a entender que está a tentar esconder alguma coisa.
  • Não use fotografias em que está com pessoas do sexo oposto. É preciso explicar porquê? Muitos homens acham que isso os torna desejáveis… Não. Só deixa uma mulher confusa sobre qual dos perfis melhor o descreve: “engatatão” ou potencial traidor. E nenhum deles desperta interesse. Seja por narcisismo ou não, as mulheres não têm por hábito colocar fotografias com as amigas (talvez para evitar que um homem olhe para a mulher errada) e muito menos com outros homens. Mas a regra aqui, e nunca é demais repetir, é apenas uma: nas redes sociais de encontros, esqueça as selfies, as fotografias com pouca roupa e os beicinhos ao espelho.