A Startup Lisboa celebrou uma parceria com a consultora estratégica de origem alemã Roland Berger. O acordo, que foi anunciado esta quinta-feira, tem como objetivo “a criação de programas e iniciativas conjuntas” entre as duas entidades, “centradas no desenvolvimento de novos modelos de negócio [digitais], originados em novas startups ou em grandes empresas” nacionais.

O diretor executivo da Startup Lisboa, Miguel Fontes, congratulou-se com a parceria, sublinhando que esta “representa a possibilidade de oferecer às nossas [empresas] incubadas o acesso a um capital de experiência, de know-how e a uma vasta rede de contactos internacionais nos mais diversos setores de atividade”. António Bernardo, managing partner da Roland Berger no país, também destacou a importância do acordo, considerando-o mesmo “um marco histórico para o ecossistema digital português”:

Esta parceria é um marco histórico para o ecossistema digital português, permitindo uma combinação sinergética entre a experiência de negócio dos nossos consultores e as competências de empreendedorismo e inovação existentes na Startup Lisboa (…). O nosso acordo ganha relevância por potenciar a dinâmica de empreendedorismo digital que nasceu e todos os dias se desenvolve em Lisboa. Não só tem o mérito de levar o empreendedorismo digital às grandes empresas nacionais como contribui para a aceleração e desenvolvimento de jovens empresas”, afirmou.

A parceria servirá, quer para “facilitar o acesso de grandes empresas [portuguesas], nomeadamente no setor de banca e seguros, retalho especializado, saúde e outros, a soluções disruptivas e de crescimento acelerado”, quer para “potenciar o negócio de startups que tenham a Startup Lisboa como sua incubadora”, assinala o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O acordo entre as duas organizações prevê ainda o “desenvolvimento de um centro de conhecimento de inovação digital centrado em Lisboa” — ou think tank digital —, “a criação de um estudo conjunto” entre a Startup Lisboa e Roland Berger, “a publicar anualmente” e a “realização de workshops e outros eventos conjuntos”. Para além disto, a Roland Berger irá ainda oferecer serviços, em matéria de consultoria estratégica, às empresas incubadas pela Startup Lisboa.

A parceria entre as duas entidades não será circunscrita a território nacional, já que se prevê ainda que venha a existir colaboração entre a Startup Lisboa e a TerraNumerataTM, o ecossistema digital criado pela Roland Berger, que inclui grandes empresas internacionais (como a Visa), investidores de Venture Capital (como a E. ventures) e aceleradoras e incubadoras internacionais (como a NUMA).

O ecossistema em causa foi criado no final de 2014, com o objetivo de “juntar empresas de diferentes dimensões e de diferentes segmentos [de mercado] para as ajudar a formar alianças e a impulsionar a inovação digital, através, por exemplo, da criação de novos modelos de negócio”. Surgiu, à data, para dinamizar a economia digital europeia e contrariar o domínio dos Estados Unidos e do continente asiático no mercado digital.