A permanência na União Europeia (UE) está a ganhar terreno nas intenções de voto do referendo britânico de junho. A indicação é dada pela última sondagem divulgada (uma sondagem da ORB para o The Telegraph) e, também, por Sir Lynton Crosby, o estratega da campanha eleitoral Conservadora que deu uma vitória retumbante — e inesperada — a David Cameron.

Segundo a última sondagem, 52% dos eleitores defendem a permanência e 43% defendem a saída. 5% das pessoas estão indecisas. Na sondagem anterior, de 5 de abril, apenas 49% eram pela permanência e, em março, outra sondagem indicava que o voto pela permanência não era mais do que 45% (contra os 52% pela saída, nessa altura).

O voto pela permanência está em alta e, por outro lado, as pessoas que são contra o Brexit (saída do Reino Unido da UE) parecem mais motivadas a não faltar à chamada. Entre todas as pessoas inquiridas, manteve-se em 70% a proporção de pessoas pela saída que garantem que irão, “sem dúvida”, votar. Já do lado do voto pela permanência, a percentagem melhorou de 61% para 65%.

A melhoria dos resultados do voto pela permanência surge na semana em que o primeiro-ministro, David Cameron, enviou para todos os lares no Reino Unido um folheto em que se defendia o voto pela permanência. Os defensores da saída dizem que os eleitores estão a ser “tratados como crianças”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR