Instalado na capital há 14 anos, o JALLC é o agente da NATO (sigla em inglês da Organização do Tratado do Atlântico Norte) perito em análise conjunta, tem 66 pessoas ao seu serviço, entre militares e civis, oriundos de 16 países.

A partir de sexta-feira, Mário da Salvação Barreto, brigadeiro-general da Força Aérea vai tornar-se no primeiro comandante português desta unidade que integra a estrutura de comando da NATO, numa cerimónia de tomada de posse que está marcada para as instalações do JALLC e que contará com a presença do ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, e com Manfred Nielson, da NATO.

Jorge Saramago, segundo comandante, explicou à agência Lusa que “este centro se situa ao mais alto nível da estrutura da Aliança Atlântica”, apesar de ser “pouco conhecido em Portugal e na própria NATO porque se dedica a procurar soluções, a apresentar propostas para problemas ao mais alto nível”, que não especificou.

Sendo um centro de estudo, o JALLC é “talvez uma das estruturas mais multinacionais de toda a NATO”, no qual são analisados problemas complexos e apresentadas soluções aos dois grandes comandos estratégicos da Aliança Atlântica para “melhorar o emprego operacional das forças ou até a própria estrutura” da organização.

Segundo Jorge Saramago, o centro tem ainda a responsabilidade de interagir “com a nação hospedeira, neste caso Portugal, para apoiar toda a comunidade da Aliança Atlântica que reside por motivos de serviço no país”.

A NATO é uma aliança militar composta por 28 países, com sede em Bruxelas (Bélgica), e Portugal foi um dos membros fundadores, em 1949.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR