A Uber lança esta segunda-feira uma nova opção de mobilidade para os utilizadores de Lisboa e do Porto. À semelhança do que a rival espanhola Cabify já permitia, quem quiser agendar uma viagem para um dia e hora específica vai poder fazê-lo com uma antecedência mínima de 15 minutos e máxima de 30 dias.

“Esta era uma funcionalidade há muito pedida pelos nossos utilizadores, especialmente aqueles que escolhem a Uber para viajar em trabalho, e por isso estamos muito entusiasmados por trazê-la para as cidades portuguesas”, afirmou Rui Bento, diretor-geral da Uber em Portugal, em comunicado.

A Cabify chegou a Portugal em maio de 2016 já com a opção de reserva de viagens incorporada, uma das características que a diferenciava da rival norte-americana. Além desta, a app espanhola também cobra um preço fixo por quilómetro que não depende do tempo, ao contrário da norte-americana. “Por vezes é importante ter a segurança e a tranquilidade de que o seu Uber estará pronto quando precisar de sair”, acrescentou Rui Bento.

A novidade da Uber chega semanas depois de a Cabify começar a operar no Porto, e numa altura em que o serviço de transporte em veículos descaracterizados (TVDE) está em revolução em Portugal, com o Governo a anunciar que vai legalizá-lo até ao final do ano, e os taxistas a agendarem uma manifestação do setor para 10 de outubro, que deverá contar com a participação de 6 mil carros.

Entre as críticas dos taxistas está o facto de as horas de formação que lhes são exigidas serem diferentes das que são exigidas aos motoristas da Uber e da Cabify e de estes não serem obrigados a uma avaliação física e mental, tal como acontece aos profissionais do táxi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR