Uma artista de uma pequena vila canadiana decidiu restaurar uma estátua do menino Jesus junta a uma igreja, que tinha ficado sem cabeça há cerca de um ano. O resultado foi, nas palavras do pároco daquela igreja, “chocante”. É que a escultora decidiu restaurar uma estátua de pedra branca com uma cabeça de argila. Ouvido pela CBC, o padre Gérard Lajeunesse mostrou-se chocado “por causa do grande contraste de cor”. “Não me preparei para isto no seminário”, acrescenta.

O resultado da operação de restauro foi este, como mostram as imagens recolhidas por uma repórter da CBC:

Tudo começou há cerca de um ano, quando a cabeça da estátua desapareceu. Segundo o pároco, não foi a primeira vez que a estátua foi vandalizada, mas das vezes anteriores foi sempre possível recuperar a cabeça e recolocá-la no lugar. “Desta vez olhei por todo o lado. Não havia cabeça”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo do último ano, Lajeunesse contactou várias empresas no sentido de construir uma nova cabeça para a estátua, mas concluiu que teria de ser feita à medida “e ninguém queria sequer considerar a opção”. A alternativa seria substituir a estátua por uma nova, algo que custaria entre 6 e 10 mil dólares. E o medo de que a nova estátua fosse vandalizada acabou por demover o padre de fazer o investimento.

https://www.youtube.com/watch?v=Oc-Zg3NAVa0

A solução chegou quando Heather Wise, uma escultora local, reparou na estátua sem cabeça e ficou “triste” por ver a obra vandalizada. Dirigiu-se à paróquia e ofereceu-se para restaurar a estátua gratuitamente, e a proposta foi aceite. A artista garantiu que se sentiu “privilegiada por ter oportunidade” de fazer o restauro.

O trabalho demorou várias horas, sobretudo “porque o queixo estava sempre a cair”, explicou o sacerdote à CBC. Lajeunesse reconhece que esta solução é temporária e que não deverá aguentar muito tempo. “Ela planeia esculpir em pedra durante o próximo ano”, acrescentou. Por agora, é apenas “uma primeira tentativa”, esclarece o padre, sublinhando que tem esperança que “o que ficar feito no final irá agradar a todos”.

A operação de restauro já deu origem a dezenas de piadas na internet, que comparam a nova cabeça do menino Jesus a Donald Trump e a Maggie Simpson.

Já não é a primeira vez que um restauro de uma obra de arte sacra dá que falar. Em 2012, uma artista espanhola arruinou a pintura Ecce Homo, de Elías García Martínez, naquele que foi considerado o “pior restauro da História”:

ecce-homo-1024x768