Um eclipse solar total fez com que, esta segunda-feira, o dia se tornasse noite durante alguns minutos em grande parte da América do Norte, que temporariamente ficou na escuridão. Em Portugal, não foi visível. O fenómeno começou no Pacífico Sul e chegou à costa do México por volta das 11h07 do horário do Pacífico (19h07 em Portugal continental).

O eclipse foi depois para os Estados Unidos — passou a fronteira México-Texas por volta das 13h27 hora local (19h27 em Portugal continental) —, com o Texas a ser o primeiro estado a testemunhá-lo. Quando o eclipse atingiu o pico, ouviram-se efusivos festejos de milhares de entusiastas que observavam o fenómeno. Essas reações foram-se repetindo noutras localidades à medida que o eclipse tapava completamente o sol.

Em Dallas, investigadores concentraram-se no jardim zoológico para observar eventuais alterações de comportamento nos animais durante o eclipse. Mas as imagens, segundo o The Guardian, pareciam mostrar os animais indiferentes. Já no zoo de Fort Worth, também no Texas, as girafas — que em 2017 tinham começado a galopar — este ano não o fizeram mas juntaram-se e tentaram entrar no recinto onde costumam pernoitar. O mesmo foi observado noutros mamíferos e répteis, como no caso de um crocodilo que começou a preparar-se para dormir quando o céu escureceu.

As tartarugas também tentaram entrar na zona onde passam a noite. Mas a reação “mais dramática” foi a dos primatas — no momento em que o eclipse atingiu o pico, todos os gorilas levantaram-se e caminharam diretamente para o local onde pernoitam. Já os animais noturnos, como três espécies de corujas, acordaram quando o sol desapareceu, conta a CNN.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seguiu-se Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illionois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova Iorque, Vermont, New Hampshire e Maine. A NASA indicava, no seu site, que em “pequenas partes do Tennessee e Michigan” também seria visível.

Entrou, de seguida, no Canadá, através do sul de Ontário, continuando por Quebec, New Brunswick, Prince Edward Island e Cape Breton. O eclipse deixou “a América do Norte continental na costa atlântica de Newfoundland, Canadá, às 17h16” locais, 21h16 em Lisboa.

[Já saiu o sexto e último episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui, o quarto episódio aqui e o quinto episódio aqui]

O eclipse solar total pôde ser acompanhado em direito, por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, através da transmissão a partir das 18h (de Lisboa) na página de YouTube da NASA.

O dia em que a América mergulhou na escuridão tem causado um ambiente de total euforia junto de entusiastas e especialistas, com as marcas a aproveitarem o momento para lançarem produtos exclusivos dedicados ao eclipse. Pelos Estados Unidos, que viram os hotéis encher e ficar mais caros do que o normal em plena época baixa, houve festas exclusivas, cruzeiros e voos dedicados ao fenómeno.

A euforia do dia em que a América vai ficar (temporariamente) na escuridão devido a eclipse solar total

Antes do eclipse, esperava-se que nos seis estados mexicanos, 15 estados norte-americanos e seis províncias canadianas por onde passar, o eclipse solar total poderia fazer descer — em até 5,5.ºC — a temperatura do ar e pode levar animais como corujas e morcegos a acordar para um novo dia. Em Portugal nada foi visível e estima-se, atualmente, que seja preciso esperar mais dois anos para que um fenómeno deste género chegue a território luso.

América do Norte vai mergulhar na escuridão a 8 de abril. Há cruzeiros e voos para ver o eclipse e alertas para guardar comida e combustível

Depois do eclipse solar total deste 8 de abril, os EUA só vão voltar a ter a oportunidade de presenciar novamente um fenómeno deste género em 2044. Até lá, na Península Ibérica será possível ver dois eclipses solares totais, um em agosto de 2026 e o outro em 2027.

Durante o eclipse, a Nasa lançou três foguetões a partir das suas instalações na Virgínia para recolher dados sobre a forma como o desaparecimento súbito do sol afeta a ionosfera e cria perturbações que podem interferir com as comunicações na terra.