Logo Observador
Limpeza de Pele

A nova tendência de beleza movida a carvão

O preto é o novo branco e aplicar máscaras e produtos de carvão tem, afinal, vários benefícios: limpar, purificar, reduzir manchas, eliminar toxinas e nutrir profundamente a pele são alguns deles.

Autor
  • Helena Magalhães

A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em carvão será, muito provavelmente, algo sujo e preto. Afinal, não é aquilo que usamos para os churrascos no verão? No entanto, a verdade é que o carvão tem muitas outras utilidades para além de sardinhadas: quando falamos de beleza, está cheio de propriedades altamente desintoxicantes.

Esqueça a ideia de que pode partir o carvão que tem guardado na despensa e, quiçá, fazer uma máscara facial. Na cosmética falamos essencialmente de carvão vegetal ativado que é obtido a partir da queima controlada de plantas ou madeira.

Num artigo publicado recentemente, o The New York Times escreve que este tipo de carvão ativado já é usado na medicina há centenas de anos exatamente por ser um íman de toxinas. Isto significa que, ao ser colocado na pele, vai agir como uma esponja e “puxar” as gorduras e a sujidade ou, numa palavra, desintoxicar. O The Guardian acrescenta ainda que este material é tão “enponjoso” que apenas dois gramas têm uma área de superfície equivalente à de um campo de futebol inteiro e é tão bom no seu poder de absorção que consegue “sugar” impurezas até cem vezes o seu próprio peso. Uma curiosidade que eventualmente muita gente não sabe é que é também utilizado nas ambulâncias e emergências para salvar pessoas vítimas de intoxicações por veneno ou drogas.

Embora ainda possa haver algum ceticismo quanto ao seu uso — besuntar a cara com uma pasta preta pode parecer, à primeira vista, assustador — a hashtag #charcoalmask já circula pelas redes sociais (tem mais de 30 mil publicações só no Instagram) e são cada vez mais as marcas de cosméticos que apostam no carvão para a composição dos seus produtos.

The things I talk him into. #itslove #charcoalmask #winesaturday

A photo posted by Kayla Lynch Marut (@kaykaylynch) on

Nos últimos anos, o seu uso foi maioritariamente associado a produtos de homens (com Clinique, Tom Ford e Dermalogica, por exemplo, a usarem carvão nas suas linhas masculinas) mas já estão a ser exploradas fórmulas para produtos de beleza femininos. Regra geral, seja para homens ou mulheres, há vários benefícios a retirar do uso deste mineral:

  • O carvão tem propriedades cicatrizantes e antibacterianas;
  • Faz uma limpeza profunda da pele;
  • Tem capacidade de absorver as impurezas e toxinas;
  • Tem capacidade de reduzir manchas;
  • Reduz o excesso de óleo na pele (a pele dos homens tende a ser mais oleosa que a das mulheres) e, em consequência, a propensão para o acne;
  • Nutre, hidrata e purifica a pele.

Voltando ao The New York Times, o jornal norte-americano afirma que, com o tempo, vamos ver cada vez mais produtos à base deste mineral que “veio para ficar”. Na fotogaleria, em cima, mostramos alguns produtos de beleza à base de carvão (para homens e mulheres) que já pode comprar em Portugal.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Comida

Gastronomia com Ciência

Hélio Loureiro

Uma das práticas e pontos chaves da dieta mediterrânica é o comer em família, partilhar, conviver. A própria palavra, comer tem esse mesmo significado: com (na companhia de...) e er (repetição).

Família

O cabanão (segunda crónica estival)

Maria João Avillez
129

Mas a quem preocupa hoje o esmorecimento do modelo tradicional familiar se ele é propagado como tendo passado de moda, saído de linha, estar “descontinuado”?

Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.