A Frente Comum, que representa 35 sindicatos da Administração Pública, marcou uma manifestação e emitiu um pré-aviso de greve para que os trabalhadores, sobretudo vindos de fora de Lisboa, possam participar. Este protesto poderá afetar a prestação de serviços públicos, podendo levar mesmo ao encerramento de algumas escolas e outros estabelecimentos, admitiu a coordenadora da estrutura sindical.

Ana Avoila admite o fecho de algumas escolas e paragens pontuais em serviços das Finanças, Segurança Social, tribunais e administração local. A responsável, citada pela SIC Notícias, espera que o protesto mobilize milhares de trabalhadores do Estado.

Com este protesto, a Frente Comum pretende reivindicar aumentos salariais, o pagamento de horas extraordinárias e o descongelamento das progressões nas carreiras da função pública que se mantêm congeladas na proposta de Orçamento do Estado para 2017.

Para Ana Avoila, “até ao lavar dos cestos é vindima”. A dirigente ainda credita que o governo pode recuar e sublinha que o protesto dos funcionários públicos contribuiu para a queda do governo PSD-CDS.

Os trabalhadores da Função Pública juntam-se ao início da tarde, 14h30, no Marquês de Pombal e seguem para a Assembleia da República onde termina esta sexta-feira o prazo para apresentar propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR