Depois do anúncio de Natal da Lotaria Espanhola que indignou uns e apaixonou outros, eis que a Apple, a Amazon e outras grandes marcas tecnológicas também nos querem deixar com uma lágrima no canto do olho e criaram anúncios publicitários que puxam ao sentimento.

O Frankenstein da Apple

A Apple lançou recentemente o seu anúncio de Natal, intitulado de As Férias de Frankie’s, cuja mensagem final é a de “abrir os nossos corações a toda a gente”. O anúncio mostra o triste e solitário Frankenstein que sai de casa para ir cantar uma música de Natal ao centro da aldeia, mesmo passando pelo povo que o assobia e lhe pede para voltar para casa. Uma criança acaba por se juntar a ele a cantar e em pouco tempo todas as pessoas se juntam a si, emocionando o monstro. Claro está que a banda sonora surge através de um iPhone.

https://www.youtube.com/watch?v=aFPcsYGriEs

A Huawei quer os telemóveis desligados

Também a Huawei decidiu mergulhar no mar de emoções da época natalícia e lançar um anúncio que parece querer soltar as lágrimas até aos corações mais frios. Tal como o anúncio da Apple, a empresa chinesa apostou numa personagem infantil. O menino não recebe muita atenção da família porque os pais e os irmãos estão demasiado embrenhados nos seus mundos digitais enquanto ele contempla sozinho a árvore de natal. A sua única companhia parece ser o seu cão que não o deixa um segundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda que pareça uma ironia, a mensagem do anúncio, que tem como hashtag o nome #bepresent, ou seja, esteja presente, apela para que, pelo menos uma vez no ano, o telemóvel seja deixado de lado.

As prendas da Samsung

Já a Samsung decidiu fazer um anúncio diferente dos últimos dois e optou por adicionar um toque mais alegre ao seu anúncio de Natal. A marca coreana deixou de lado a melancolia e assumiu o seu papel nesta época: “Não é apenas um presente, é uma possibilidade”, diz o título, que promove as várias tecnologias mais recentes da marca, que podem ser bons presentes neste Natal, dependendo dos gostos e atividades de cada um.

https://www.youtube.com/watch?v=bLE2zdk11Gg

A tolerância religiosa da Amazon

Mas não são só as marcas tecnológicas que concorrem para melhores anúncios de Natal do ano. Também a grande loja online Amazon aproveitou a sua popularidade para publicitar os seus serviços através de uma mensagem de tolerância. No seu mais recente anúncio a loja retrata uma amizade incomum entre um padre e um islâmico, que, juntos, bebem um chá.

O anúncio mostra-nos o valor da tolerância, porque até mesmo pessoas de religiões diferentes são mais parecidas do que o que se pensa. Os dois amigos, que sofrem de dores nos joelhos, acabam por, sem saber, oferecer o mesmo presente um ao outro: umas joelheiras. Os presentes, claro, foram encomendados na Amazon. E ambos utilizam o seu presente na igreja a que são devotos, enquanto se ajoelham para rezar.

https://www.youtube.com/watch?v=Ouu6LGGIWsc

O Natal jovem do eBay

Claro está que o eBay também acompanhou a maré dos anúncios natalícios mas deixou completamente de lado o apelo às lágrimas, dedicando-se ao público adolescente. O anúncio retrata um baile numa escola, entre jovens, e cada um deles tem um produto comprado na plataforma de compras online de artigos em segunda mão. O tema central é sobreviver a uma discoteca natalícia.