Numa época em que são cada vez mais os construtores automóveis a redireccionar esforços no sentido de desenvolver soluções de mobilidade mais ecológicas, também a Ford anuncia o reforço da sua aposta neste âmbito, através do lançamento de versões eléctricas de alguns dos seus modelos mais emblemáticos. Não só nos EUA, mas também em outras geografias do globo, como a Europa.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a marca da oval anuncia a intenção de lançar 13 novos modelos eléctricos até 2020, sete dos quais deverão chegar ao mercado já nos próximos cinco anos. Entre os quais estão uma versão híbrida da popular monster truck norte-americana F-150 e uma variante híbrida do muscle car americano Mustang, ambos destinados aos EUA, além de uma versão híbrida plug-in do comercial Transit Custom, para a Europa.

Ao mesmo tempo, a Ford propõe-se lançar um SUV totalmente eléctrico, com uma autonomia estimada em pelo menos 482 km, para comercialização a nível global, bem como dois novos veículos eléctricos para utilização pelas forças policiais.

O fabricante norte-americano prepara-se igualmente para investir 700 milhões de dólares (cerca de 665 milhões de euros) e criar 700 novos postos de trabalho na sua linha de produção em Flat Rock, no Michigan, EUA, para aí passar a produzir não só veículos eléctricos, como também autónomos, de elevado conteúdo tecnológico. Recorde-se que a Ford já produz em Flat Rock não só o Ford Mustang, como também a proposta de luxo Lincoln Continental. Quanto ao montante a aplicar, faz parte de um investimento global de 4.500 milhões de dólares (cerca de 4.275 milhões de euros) em veículos eléctricos, a realizar até 2020.

Ao mesmo tempo, a Ford anunciou o cancelamento dos planos de investimento, orçados em cerca de 1.600 milhões de dólares (1.520 milhões de euros), inicialmente previstos para a fábrica de San Luis Potosí, no México, mantendo contudo a intenção de produzir neste país, mais concretamente em Hermosillo, a próxima geração do Focus.

Entretanto, a marca da oval está já a fazer testes-piloto com tecnologias de carregamento sem fios, visando tornar o carregamento das baterias de qualquer veículo eléctrico tão fácil como estacionar. A par destas experiências, o construtor está a testar protótipos de veículos eléctricos na Europa, além de em várias grandes cidades dos EUA, como Nova Iorque.

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