Apresentado naquela que é a feira da tecnologia de consumo por excelência em solo norte-americano, a Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, o novo concept da Honda chama-se NeuV (lê-se “New V”). Sendo que, mais do que pelo nome, estética, habitabilidade ou características técnicas, é pela inteligência e capacidade de entender as necessidades do condutor que este protótipo se destaca.

Muito mais do que um meio de locomoção, o Neuv tem na base uma inteligência artificial, a que os engenheiros da marca deram o nome de ‘Hana’. E que, manifestando-se no habitáculo através de uma espécie de emoji cuja imagem aparece no generoso ecrã que serve de painel de instrumentos, tem como principal função “compreender” o condutor e, sempre possível, ajudar a satisfazer os seus desejos.

Graças à tecnologia avançada que possui, “Hana” consegue, por exemplo e através do sistema de likes que o condutor vai introduzindo, memorizar o café onde este mais gosta de parar, para, em alturas de maior stress ou desânimo (estados de espírito que o sistema identifica através de sensores no banco e câmaras de reconhecimento facial), sugerir uma passagem pelo mesmo. Podendo mesmo encomendar a bebida favorita ainda durante o caminho.

Ao mesmo tempo, e especialmente para aqueles condutores recentemente encartados, o sistema está preparado para recomendar os trajectos mais simples de cumprir. E quando o condutor opta por não seguir as indicações, “Hana” tem igualmente capacidade para colocar o automóvel num modo de condução mais fácil, tornando-o quase uma espécie de jogo de computador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O concept da Honda pode mesmo aproveitar as horas vagas para, sempre que o proprietário dele não necessite, ajudar a ganhar algum dinheiro. Tudo graças ao facto de surgir equipado com condução autónoma de nível quatro e que lhe permite funcionar como parte de uma rede de carsharing, transportando passageiros entre destinos. No caso de utilizar energia eléctrica, poderá não só fornecer parte da sua energia à rede doméstica, ajudando à poupança nos gastos, como depois, em períodos de vazio, carregar de forma autónoma as baterias.

Contudo, a Honda também refere que nada foi definido quanto ao propulsor, até porque se trata de um concept car e o produto da imaginação de uma equipa de quatro pessoas, que levaram a cabo o projecto no último ano. Ainda assim, a escolha natural, reconhece a marca, seria um propulsor eléctrico.

Ainda quanto ao automóvel, destaque para as invulgares portas que são verdadeiramente painéis laterais, abrindo electronicamente assim que se toca num botão, solução que não só garante menores custos de produção por se tratar de uma peça única, como assegura melhor visibilidade em redor.

Mais invulgar é, sem dúvida, o facto de o Honda NeuV contar com um prancha de skate com motor eléctrico, e que é apresentada como a “solução” para a distância final (autonomia para pouco mais de um quilómetro), permitindo ao condutor, por exemplo, estacionar o carro e deslocar-se de skate até ao destino.