aqui lhe demos conta de que, em 2017, seria lançado um novo campeonato internacional, o Electric GT, exclusivamente reservado a Grand Tourers de emissões zero, ou seja, eléctricos. A prova, que inclui Portugal na sua rota, terá como protagonista o Tesla Model S, mas não o P85+, como originalmente avançou a organização.

A versão de competição do Tesla Model S acaba de ser apresentada no Reino Unido e parte da mais assanhada das suas variantes: a P100D. Face à versão de série, faz uma dieta de 500 kg, passando o ponteiro da balança a apontar para os 1.724 kg. A par disso, há alterações ao nível da suspensão e travões, sendo que o eléctrico passa a “calçar” uns pneus Pirelli de competição e recebe um kit completo de aerodinâmica.

Naturalmente, o carro surge dotado de uma gaiola de protecção, mas o que interessará mais aos amantes da velocidade é saber que o Model S Electric GT debita 795 cv de potência e 995 Nm de binário máximo, argumentos que lhe permitem anunciar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,1 segundos. Recorde-se, a propósito, que um Tesla Model S P100D standard cumpre os 0-100 km/h em 2,5 segundos. No entanto, nada mais é avançado pela organização acerca das alterações que terão sido efectuadas aos dois motores eléctricos. O que se sabe, isso sim, é que a velocidade máxima está limitada a 250 km/h, para efeitos de gestão da carga das baterias – se assim não fosse, a corrida acabava num instantinho.

O Electric GT reunirá 10 equipas e 20 pilotos (10 homens e 10 mulheres) e visita sete circuitos europeus, incluindo o Estoril, muito provavelmente a segunda ronda do campeonato, que arranca a 26 de Setembro, em Barcelona. Fora isso, estão previstas três provas extra campeonato, muito provavelmente a ter lugar no continente americano.

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