Mais de 50 mil médicos são, esta quinta-feira, chamados a votar nas eleições que vão eleger o seu novo bastonário, havendo quatro candidatos a disputar o cargo. Além do bastonário da Ordem dos Médicos para o triénio 2017/2019, as eleições desta quinta-feira servem para eleger os órgãos sociais da Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e também os conselhos disciplinares e os fiscais. Caso nenhum dos candidatos a bastonário obtenha a maioria necessária, haverá uma segunda volta.

Álvaro Beleza, João França Gouveia, Jorge Torgal e Miguel Guimarães são os quatro candidatos ao cargo de bastonário, para substituir José Manuel Silva que esteve à frente da Ordem durante seis anos.

O ex-dirigente do PS Álvaro Beleza foi presidente do Instituto do Sangue e é atualmente diretor do serviço de imuno-hemoterapia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. João França Gouveia é especialista em medicina interna, tendo sido diretor regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores.

Jorge Torgal é professor catedrático de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, foi presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Miguel Guimarães, especialista em urologia, é atualmente presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR