Ahmed Fahour, diretor da Australia Post, recebeu um salário de 3,1 milhões de euros e um bónus de 850 mil euros entre os meses de junho de 2015 e 2016. É um valor dez vezes maior do que o salário do primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, que ganha 360 mil euros num ano, dá conta a ABC, de acordo com informações de uma comissão do Senado australiano.

Os dados – que não se referem diretamente à Australia Post, a empresa de correios do país – revelam ainda que mais cinco executivos receberam entre 1,2 e 1,6 milhões de euros no ano passado – um deles chegou a reivindicar uma reforma de cerca de 355 mil euros. Anteriormente, já tinha sido pedido ao Australia Post, empresa pertencente ao governo australiano, para apresentar publicamente os valores dos salários dos empregadores. No entanto, os serviços postais só concordaram em divulgá-los em privado.

Eu penso que esse salário [de Ahmed Fahour] é muito alto. No meu ponto de vista, e digo isto como alguém que passou a maior parte da sua vida no mundo dos negócios antes de vir para a política, é um salário demasiado alto para aquela profissão”, admitiu Turnbull.

Segundo o The Guardian, a Australia Post, que emprega mais de 36 mil pessoas, revelou que os valores das remunerações, incluindo a de Fahour, foram acordados e criados previamente pelo quadro de diretores da empresa.

Ahmed Fahour é o presidente executivo daquela organização desde inícios de 2010. Atualmente, é também presidente das empresas LaunchVic – dedicada a ajudar startups a desenvolverem os seus próprios investimentos – e da Pro-Pac Packaging Ltd – empresa de produtos industriais manufaturados -. Trabalha ainda como professor adjunto na Faculdade de Negócios, Economia e Direito da Universidade La Trobe, em Melbourne, conta o El País.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR