Numa altura em que a nova família Série 5 está ainda em fase de implantação no mercado, a BMW anuncia uma nova versão daquela que é a sua proposta para o segmento D premium, capaz de suplantar as expectativas da grande maioria dos condutores. Argumentos não lhe faltam; a começar, por um seis cilindros em linha 3,0 litros, com quatro turbos.

Disponível tanto na variante sedan como carrinha, o BMW M550d passa, assim, a ser o mais recente elemento da família M Performance, da qual, tendo o novo Série 5 como elemento comum, já faz parte o M550i. Embora no caso desta variante a gasóleo, equipada de série com sistema de tracção integral xDrive, o aspecto mais inovador seja mesmo o facto de o seu seis cilindros acoplar, não um, não dois, não três, mas quatro turbos.

Comparado com outras propostas já disponíveis e equipadas com o mesmo seis cilindros, como é o caso das versões M50d dos modelos X5 e X6, equipadas com três turbos, o facto de contar com mais um turbocompressor contribui para fazer deste M550d o modelo com o seis cilindros diesel mais potente da actualidade. Graças não só a uma potência declarada de 400 cv às 4.400 rpm, mas também um binário máximo de 760 Nm logo a partir das 2.000 rpm. Com 450 Nm a surgirem disponíveis às 1.000 rpm!

Anunciando 19 cv e 20 Nm a mais que o anterior M550, a nova proposta difere, em termos técnicos e face ao antecessor, não apenas no número, mas também na forma como actuam os turbos. É que enquanto no modelo anterior eram três e apenas dois estavam quase permanentemente em funcionamento, com o terceiro a entrar em acção só naqueles momentos de maior adrenalina, no novo M550d, este maior acabou por ser substituído por dois mais pequenos, passando a ser três, e não apenas dois, o número de turbocompressores permanentemente em uso.

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Segundo os dados avançados pela BMW, o novo M550d será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 4,4 segundos, com a carrinha a demorar apenas mais 0,2 milésimos de segundo (4,6 s). Sendo que ambos têm a sua velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Equipado de série com caixa automática de oito velocidades, a marca da hélice garante ainda que a sua nova proposta de aspirações desportivas manter-se-á contida no apetite, oferecendo médias de apenas 5,9 l/100 km.

Já no capítulo técnico, o novo M550d conta com suspensão desportiva com a possibilidade de ser melhorada com a introdução de suspensões adaptativas, assim como com um sistema de direcção de relação variável, sistema de escape com especificações M e sistema de travagem M Sport.

Esteticamente, há a possibilidade de contar com um kit M com acabamentos (retrovisores, moldura da grelha, pormenores nos pára-choques e saídas de ar laterais) em Cerium Grey, sendo que, como jantes, a marca propõe, de série, soluções de 19″, com pneus 245/40 à frente e 275/35 atrás. Mas que podem ser trocadas por umas opcionais rodas de 20″ com pneumáticos distintos.

No habitáculo, destaque para a iluminação ambiente nas portas, bancos desportivos em pele e Alcantara, com aplicações em alumínio, a par de elementos específicos M, como o volante ou as patilhas no volante.

Quanto a preços, só mesmo lá para a frente.