O Governo japonês vai pagar a reconstrução de três pontes na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, no âmbito dos apoios concedidos ao país, anunciou fonte governamental. A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA, sigla em inglês) vai disponibilizar 28,4 milhões de euros para a Administração Nacional de Estradas realizar as obras.

“Esta é uma das formas de a JICA contribuir para a ativação da economia local, aumento da receita nacional e promoção do emprego”, disse Katsuyoshi Sudo, representante da JICA, citada hoje pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

O investimento vai ser feito ao longo da estrada EN380, entre Sunate e Oasse, com duas pontes (de 60 e 45 metros de extensão) sobre o rio Messalo e outra sobre o rio Mapuede (com 45 metros de extensão). Megaprojetos de extração e processamento de gás natural estão previstos para Cabo Delgado, província que faz fronteira a norte com a Tanzânia e a sul com a província de Nampula, onde está situado o Corredor de Nacala, uma das principais ligações ferroviárias da sub-região para transporte de mercadorias e minério.

O apoio para a recuperação das pontes resulta de acordos estabelecidos durante a visita do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, ao Japão, em março. A JICA tem outros projetos em curso em Moçambique, em áreas sociais e de educação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR