Principalmente para quem circula na estrada, viver uma situação de desmaio ao volante, ou cruzar-se com outro carro cujo condutor perdeu os sentidos enquanto conduzia, será, certamente, um dos momentos mais aflitivos que é possível experienciar. Mas foi exactamente isso que testemunharam alguns condutores em Dixon, no estado norte-americano do Illinois, onde só a actuação temerária de um verdadeiro herói impediu que uma situação inesperada tivesse tido um final grave.

A situação, registada em vídeo por um carro da polícia que se apercebeu do ocorrido, envolveu o condutor de um automóvel que, circulando numa estrada movimentada, terá perdido os sentidos e, consequentemente, o controlo da viatura. O que levou vários os condutores a verem-se obrigados a evitar o embate com o automóvel do condutor desmaiado. Acabou por ser um “bom samaritano”, de nome Randy Tompkins, que, vindo em sentido contrário com a sua pick-up, largou o seu próprio veículo, correu para o carro desgovernado, saltou lá para dentro através da janela aberta do passageiro da frente e acabou por imobilizar o veículo.

Já com a polícia junto à viatura, foi possível confirmar que o condutor se encontrava desmaiado e a necessitar de transporte imediato para o hospital. Já com a garantia de que, graças ao gesto heróico de Tompkins, nada de mal resultou do seu desmaio.

Apesar do sangue-frio revelado por Randy Tompkins, o “herói do dia” em Dixon, esta já não é a primeira vez que assistimos a um acto heróico deste tipo. Ainda recentemente, na Alemanha, o condutor de um Tesla S, ao aperceber-se de que um outro condutor havia desmaiado ao volante, utilizou o seu próprio carro para imobilizar o veículo desgovernado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR