Os autocarros turísticos ocasionais vão deixar de circular naz zonas históricas da cidade de Lisboa. Para já, a Sé e a zona do Castelo de São Jorge são as zonas afetadas, mas a Câmara promete estender a interdição a mais zonas como o eixo Cais do Sodré-Rato a partir de setembro. A sinalização já foi colocada, mas a medida só entra em vigor já na próxima terça-feira, 1 de agosto.

A entrada destes veículos pode ainda ser proibida em zonas mais abrangentes da cidade, segundo o vereador do Planeamento, Manuel Salgado, citado pelo DN. Se o projeto for avante, os autocarros podem mesmo deixar de circular num perímetro que começa na Avenida Infante Santo, passando pela Avenida da Liberdade, Avenida Almirante Reis, Praça do Chile, Rua Morais Soares, Praça Paiva Couceiro e terminando em Santa Apolónia.

Também junto ao Mosteiro dos Jerónimos e à Torre de Belém foi definido um espaço de estacionamento para estes veículos para a recolha de passageiros.

O vereador diz que nestas zonas será permitida a circulação de minibuses até nove lugares, mas apenas para transportar passageiros de e para os hotéis. Os percursos turísticos passam a ter de estar autorizados pela Câmara.

De fora ficam os autocarros panorâmicos de Lisboa – os CitySightseeing e os Yellow Bus -, estes com autorização da autarquia. A fiscalização fica a cargo da Polícia Municipal que irá controlar especialmente junto às paragens de autocarros na Avenida da Liberdade e junto à Estação do Rossio.

O Vereador garante ainda assim que esta decisão foi tomada em conformidade com os moradores destas zonas e com os operadores turísticos, apesar de não ter sido fácil. Já relativamente a dados oficiais, a autarquia desconhece o número de autocarros que circulam na cidade de Lisboa já que até ao momento nunca houve um controlo da autarquia neste setor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR