A primeira viagem do Sporting à Roménia colocou os leões em Timisoara. E o que é que toda a gente se lembra desse jogo? Calças de ganga. É verdade, leu bem: calças de ganga. Estávamos em 1990 e essa foi a estreia do conjunto verde e branco no país onde irá agora regressar agora no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, defrontando o Steaua Bucareste, como ditou o sorteio desta sexta-feira em Nyon.

Sporting defronta Steaua Bucareste no playoff da Champions e vai abrir época com seis jogos em 21 dias

Os comandados do brasileiro Marinho Peres, que já tinham eliminado antes o Malines de Michel Preud’Homme (no seguimento desse encontro na Bélgica, o treinador foi castigado por ter feito um manguito para a bancada), receberam o Timisoara a 24 de outubro de 1990 e golearam por 7-0 na primeira mão da segunda eliminatória da Taça UEFA com um hat-trick de Cadete, um bis de Fernando Gomes e mais golos de Careca e Bozinovski. Como era expetável, o segundo jogo foi feito quase em ritmo de passeio. Que muitos ainda recordam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Timisoara tinha apenas um hotel, que albergou comitiva, jogadores, convidados e jornalistas. Quando se saía para a rua, na principal praça da cidade, eram ainda visíveis os vestígios da Revolução, com marcas de balas cravadas em monumentos históricos. Havia muita pobreza e, numa visita a uma fábrica de águas, percebeu-se que as caricas eram reaproveitadas depois de lavadas para selar as garrafas. Os jogadores, esses, mal saíram da unidade hoteleira a não ser quando viajaram para o estádio.

Pela quantidade, pela qualidade e pelo preço, quase toda a gente comprou um saco extra de viagem e levou… calças de ganga. Os leões perderiam a segunda mão por 2-0 frente a um adversário onde se destacava Timofte, que mais tarde brilharia ao serviço do Boavista e do FC Porto, mas passaram. E só pararam mesmo nas meias-finais diante do Inter de Brehme, Matthäus e Klinsmann, após vencerem ainda Vitesse e Bolonha.

No ano seguinte, o Sporting voltou a reencontrar um adversário romeno, neste caso o Dínamo Bucareste. Que teve um ponto bom e um mau, na ótica leonina. O encontro da primeira mão em Alvalade, em setembro de 1991, marcou a estreia de Luís Figo nas competições europeias com apenas 18 anos e, apesar da fraca exibição, a equipa verde e branca ganhou por 1-0 com golo de Iordanov. A segunda partida tinha de ser levada mais a sério, mas os leões perderiam por 2-0 após prolongamento com bis de Gerstenmayer (30′ e 117′).

Sousa Cintra, presidente do Sporting na altura, não escondeu o desagrado pela eliminação e, em pleno avião, criticou de forma aberta a postura da equipa, que contava então com jogadores como Ivkovic, Venâncio, Luisinho, Peixe, Douglas, Figo, Balakov ou Cadete. Terá chegado mesmo a dizer que os leões tinham perdido um milhão de contos com aquela derrota. Marinho Peres pediu a demissão, mas a mesma não foi aceite.

Mais recentemente, em 2011, o Sporting voltou a encontrar uma formação romena: o Vaslui. Estávamos na fase de grupos da Liga Europa e o primeiro jogo, em Alvalade, foi a contar para a terceira jornada. Os leões venceram por 2-0 com golos de Evaldo e Matías Fernández, ficando automaticamente qualificados para a próxima fase da prova tendo ainda Zurique e Lazio no grupo. No entanto, a viagem à Roménia ficou marcada pelas piores razões.

Os comandados de Domingos Paciência tinham começado mal a temporada mas seguiam numa série de dez vitórias consecutivas entre Liga Europa e Primeira Liga. Com o Vaslui, nesse encontro, perderam por 1-0 (golo de Zmeu). Mas mais grave foi a lesão do médio defensivo Rinaudo, um dos motores para essa sequência sempre a ganhar: fraturou o tornozelo esquerdo logo aos 12′, teve de ser operado e, quando voltou, nunca mais foi o mesmo.

Balotelli, Wagner ou Adebayor? Não, obrigado. O bom e o mau para o Sporting no sorteio da Champions

Segue-se o Steaua Bucareste. Que tem como uma das principais figuras Filipe Teixeira, médio que marcou aos 36 anos um dos golos dos romenos na goleada fora frente ao Viktoria Plzen (4-1). E se é verdade que o Sporting nunca conseguiu ganhar na Roménia, o Steaua também nunca venceu em Portugal nos três encontros realizados: derrotas com o Benfica para a Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões em 1988 (2-0 com bis de Rui Águas) e 1995 (2-1, golos de Cannigia e João Pinto) e empate com o Rio Ave em 2014 a contar para a Liga Europa (2-2, com bis de Diego Lopes).