Nissan

Qualidade. Nissan suspendeu a produção de carros

343

O pior pesadelo para um fabricante de automóveis aconteceu à Nissan. O controlo de qualidade nas suas fábricas era mal efectuado e, apesar de ter tentado resolver o problema, a solução foi parar.

O presidente da Nissan, Hiroto Saikawa, admitiu os problemas de qualidade da marca, bem como o esforço que vai ser necessário para a sua contenção

Autor
  • Alfredo Lavrador

Um construtor de automóveis vive para construir – e vender – os seus veículos, pela que a decisão de parar a produção é uma medida extrema, tomada apenas em último caso. Foi precisamente isso que aconteceu à Nissan, que se viu obrigada a interromper a laboração das suas linhas de produção japonesas.

Em causa estava um problema de qualidade, ou melhor, de falta dela, uma vez que o fabricante detectou falhas graves nas instalações que possui no seu país de origem, tido muitas vezes como exemplar neste domínio, mas que desta vez falhou. Segundo a CNN, a Nissan detectou uma série de técnicos que não asseguravam o necessário desempenho na análise dos veículos produzidos, isto num conjunto de fábricas que produz 1.000 unidades por dia para o mercado local e 1.500 para exportação.

A Nissan admite que foi alertada para o problema pelo Governo japonês a 18 de Setembro e que, apesar de ter tomado as medidas que pensava serem as necessárias, acabou por verificar que ficaram aquém dos objectivos. A solução passou por parar por completo a produção, substituir os técnicos indevidamente qualificados que asseguravam o controlo de qualidade e voltar a passar à lupa os veículos entretanto produzidos.

A Nissan espera analisar 34.000 veículos produzidos entre 20 de Setembro e 18 de Outubro, 4.000 dos quais já foram entregues a clientes, na esperança de regressar à produção normal dentro de duas semanas. Isto apesar de ter como objectivo realizar um recall de 1,2 milhões de veículos no Japão nos últimos três anos, devido a inspecções duvidosas no final da linha de produção.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site