Três sondagens publicadas esta quinta-feira dão conta de um possível cenário de ingovernabilidade que poderá resultar das eleições para o parlamento catalão, que se realizam no próximo dia 21 de dezembro. O Ciudadanos e os independentistas da ERC estão taco a taco nos diferentes estudos de opinião, mas os deputados necessários para formar Governo podem faltar-lhes.

Em dois dos três estudos de opinião, o Ciudadanos é o partido mais votado. Contudo, em duas das sondagens os partidos independentistas podem reunir votos suficientes para formar maioria no parlamento — mas também podem ficar aquém, já que ambos os resultados estão dentro da margem de erro. Em todas elas, o Juntos Pelo Sim de Carles Puigdemont fica atrás da ERC de Oriol Junqueras, o antigo vice-presidente da Generalitat que continua detido. No estudo publicado no El País, o Juntos Pelo Sim surge inclusivamente empatado com o Partido Socialista da Catalunha, com 14,3% dos votos.

A sondagem da Metroscopia publicada no El País é a que apresenta o resultado mais negativo para os independentistas: o Ciudadanos reúne a maioria das intenções de voto (25%) e apesar da ERC ficar apenas ligeiramente atrás, com 23%, a soma dos seus votos com os restantes independentistas do Juntos Pelo Sim (14%) e da CUP (6%) não chega para obter deputados suficientes para formar maioria na câmara. São 63 ao todo, bastante aquém dos 68 necessários para conseguir apoio a um Governo. No entanto, de acordo com esta sondagem, nem mesmo se Inés Arrimadas conseguisse o apoio tanto do Partido Popular como dos socialistas do PSC reuniria mandatos suficientes para ter maioria no parlamento (ficando-se entre os 65 e os 66 deputados).

O estudo da opinião do GESOP, publicado no jornal catalão El Periódico, coloca a ERC à frente, com 22% das intenções de voto. Somando-se aos apoios no Juntos Pelo Sim (18%) e na CUP (5.5%), os independentistas reuniriam entre 65 a 69 deputados, ficando assim a governabilidade dependente da margem de erro. O Ciudadanos, no entanto, vem logo atrás da ERC, com 21%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no El Mundo, o estudo da Sigma Dos revela um empate técnico e uma disputa ainda mais renhida entre o Ciudadanos (22,8%) e a ERC (22,5%). Mais uma vez, a soma de deputados dos independentistas não deixa claro se poderá haver maioria ou não: o El Mundo coloca o resultado entre os 64 e os 69 deputados para as forças políticas separatistas.

O Catalunha Sim Podemos poderá assim assumir o papel de fiel da balança, já que reúne entre 7% a 10% dos votos nestas três sondagens. No entanto, o partido continua a assumir uma posição em que não defende abertamente o independentismo e, ao mesmo tempo, recusa-se a apoiar a posição do PP e do Ciudadanos.

Tanto o estudo do El País como o do El Periódico revelam uma participação eleitoral em níveis recorde, acima dos 80%. A sondagem da Metroscopia chega mesmo aos 82%, o que, de acordo com o El País, seria o valor de participação eleitoral mais elevado de sempre na Catalunha, seja em eleições autonómicas ou gerais.