Enquanto a Tesla continua a somar encomendas para o seu primeiro produto no segmento dos pesados, um outro player acaba de entrar nesta corrida: a Thor Trucks. Esta pequena e desconhecida startup californiana acaba de desvendar o seu camião de classe 8, o ET-One, com capacidade para transportar 36.000 toneladas e propulsão exclusivamente eléctrica.

Criação de uma jovem companhia fundada pelo empresário Dakota Semler e na qual trabalham apenas 18 empregados, o Thor ET-One utiliza, segundo o seu fabricante, packs de baterias com células LG Chem, montados de ambos os lados do chassi. E que, entre outros argumentos, lhe garantem uma autonomia na ordem dos 480 km.

Mas a empresa também tem previsto produzir uma versão mais barata deste tractor, com uma autonomia anunciada próxima dos 160 km.

Quanto à estética, a proposta da Thor Trucks é, no mínimo, desconcertante, com a sua enorme grelha metalizada – apesar de não ter necessidade de entradas de ar para refrigerar os radiadores do motor – e um conjunto de luzes diurnas em LED.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No interior, com uma estética um pouco mais conservadora, estão não dezenas de botões, mas sim um bem mais simples painel de instrumentos digital e um generoso ecrã táctil, que permite o acesso ao sistema de infoentretenimento.

No mercado em 2019… e mais caro que o Semi

A Thor Trucks espera ter o seu camião, cuja potência varia entre 300 e 700 cv, disponível para testes de estrada já no próximo ano, para que o arranque da comercialização possa acontecer em 2019. E até já definiu uma tabela de preços para a sua máquina. Os valores iniciam-se nos 150 mil dólares (cerca de 127 mil euros) para a versão com menos autonomia (160 km), ao passo que o ET-One com maior capacidade de bateria deverá começar nos 250 mil dólares, ou seja, perto dos 212 mil euros. Dito de outra forma, mais 85 mil euros (100.000$) que a versão de entrada do Semi da Tesla, com os mesmos 480 quilómetros de autonomia (300 milhas) e mais 59.000€ (70.000$) do que a versão do Semi com 800 km de autonomia.