O mercado croata ganhou especial relevância este verão para o Sporting, com uma série de jogadores referenciados como possíveis reforços dos leões atendendo sempre ao binómio qualidade/preço. Nessa altura, Josip Misic, um médio internacional de 23 anos, era um dos nomes mais vezes apontados a Alvalade mas, no final do mercado, o lateral Ristovski acabou por ser a única contratação. Fechou-se a janela, manteve-se a porta aberta: os relatórios durante o outono confirmaram as indicações positivas e o casamento chegou no inverno.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o HNK Rijeka para a transferência definitiva do jogador Josip Misic, ficando a Sporting SAD titular de 100% dos direitos económicos e desportivos do atleta. Misic assinou um contrato válido até 2023 com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros”, anunciou o clube no site oficial, numa operação que deverá custar entre 2,75 e três milhões de euros.

Nascido em Vinkovci, uma pequena cidade no leste da Croácia com pouco mais de 35 mil habitantes, começou por jogar no Zrinski Bosnjaci antes de se transferir para o Osijek, onde iria fazer a estreia como sénior em 2012. Em 2015, mudou-se para o Rijeka, passando essa primeira temporada emprestado aos italianos do Spezia antes de regressar e conquistar o bicampeonato nas últimas duas épocas. Médio centro, soma também duas internacionalizações pela principal seleção da Croácia, após ter sido chamado nos Sub-19 e nos Sub-21.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Já sei muitas coisas sobre Lisboa e o clube. Vir para o Sporting é um grande passo na minha carreira. Vou dar tudo de mim! Alvalade vai ser o local ideal para crescer e tornar-me melhor jogador”, frisou Misic nas primeiras declarações como jogador dos leões.

“Não pensei duas vezes em vir para Alvalade. O Ristovski falou-me muito do clube, só coisas boas, e aconselhou-me a vir. Esta é uma grande oportunidade: o Rijeka é um bom clube mas o Sporting é ainda maior no mundo inteiro”, completou o jovem médio ao site oficial dos lisboetas.

De referir que, na presente temporada, Misic já realizou 31 jogos oficiais (e três golos) entre Campeonato, Taça da Croácia e Liga Europa, o que fará com que seja apenas opção de Jorge Jesus para as competições internas.