A marca de produtos de beleza L’Oréal acaba de lançar uma campanha que está a ser vista como uma forma de quebrar barreiras e estereótipos: a sua mais recente publicidade a produtos de cabelo mostra uma mulher a usar um véu islâmico — e que não mostra nunca o cabelo.

Na campanha, a blogger inglesa Amena Khan usa um hijab cor de rosa na cabeça. “Mesmo que o teu cabelo não esteja à mostra não quer dizer que não te preocupas com ele”, diz a blogger no novo anúncio da marca, referente a novos produtos da marca de champôs e condicionadores Elvive.

O vídeo do novo anúncio da L’Oréal Paris no Reino Unido apresenta mulheres com diferentes tipos de penteados, e a blogger é a primeira a aparecer num anúncio da marca a usar um hijab. Amena Khan surge ao lado de outras mulheres e celebridades, como a cantora Cheryl Tweedy.

A blogger sublinha que não há muitas marcas a fazerem “coisas como esta”. “Eles estão literalmente a pôr uma rapariga com um lenço numa campanha para cabelos, porque aquilo que realmente valorizam são as vozes que nós temos”, acrescenta Amena Khan, citada pela CNN.

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A blogger inglesa aproveitou para partilhar no Instagram o anúncio, e diz estar “incrivelmente orgulhosa” de anunciar que faz parte da nova campanha da marca.

https://www.instagram.com/p/Bd7WvmhHb4r/?taken-by=amenaofficial

Além de ser modelo nesta campanha da L’Oréal, Amena Khan também é embaixadora da marca, tem um canal de YouTube, é co-fundadora da Ardere Cosmetics, e designer da sua própria linha de lenços para o cabelo.

Amena espera que, por estar envolvida nesta campanha, outras mulheres que também usam véus islâmicos se sintam incluídas e, acima de tudo, ouvidas. “Esta não é uma boa mensagem para passar a todas as jovens mulheres?”, sublinha a blogger à BBC.

L’Oréal não é a primeira marca a apostar na diversidade

“A L’Oréal Paris no Reino Unido está orgulhosa da campanha que criou, tão única e disruptiva no mercado dos produtos de cabelo, uma categoria que nos anos mais recentes tem sido vista como um cliché nos anúncios de beleza”, frisa em comunicado Adrien Koskas, citada pelo inglês The Independent.

A L’Oréal não é a única marca a fazer anúncios que apostam na diversidade. Para o sucesso de qualquer campanha publicitária nos dias de hoje é necessário que sejam dirigidas a tantas pessoas de diferentes raças, credos e orientações sexuais quanto possível, adianta a BBC.

A Pepsi foi uma das primeiras marcas a utilizar uma mensagem sobre a importância do multiculturalismo e desde então muitas outras já seguiram o exemplo.

[Anúncio da Pepsi de 2010:]

https://www.youtube.com/watch?v=2hAlpeNY4eA