“Reeditar” clássicos está na moda entre as marcas britânicas: a Aston Martin fê-lo com uma série limitada do DB5, a Land Rover anunciou semelhante destino para o icónico Range Rover e a Jaguar já bebeu desta fonte por duas vezes, recuperando os míticos E-Type Lightweight XKSS. Como não há duas sem três, a marca do felino volta agora ao ataque, com a sua divisão de clássicos a deitar mãos à obra a fim de produzir 25 unidades de um dos mais lendários carros de competição da Jaguar: o Type D, vencedor das 24 Horas de Le Mans por três vezes consecutivas (entre 1955 e 1957).

Não deixa de ser curioso as voltas que a história dá: originalmente, a Jaguar planeou fabricar 100 unidades do Type D, o que nunca aconteceu. Ficaram a faltar 25, precisamente o número de exemplares que vão sair da Jaguar Land Rover Classic Works, por valores que ainda não foram divulgados, mas que, provavelmente, se situarão algures na casa do milhão de libras, ou seja, qualquer coisa como 1,1 milhões de euros. Em troca, o proprietário de uma destas unidades não só fica com uma relíquia rara, como pode “curti-la” em pista, pois é expectável que os carros venham a ter uma homologação que lhes permita participar em provas para clássicos da FIA.

[jwplatform PT7NvfW4]

Antes disso, o fabricante britânico deverá ir ao “baú das recordações”, a fim de recuperar os planos originais do modelo que, recorde-se, teve e voltará a ter nesta sua “segunda vida” duas declinações – a short nose e a long nose, distintas pelo pára-brisas (mono ou bilugar) e o design da barbatana traseira.

Todo o trabalho de produção do “novo” Type D será artesanal, com os técnicos britânicos a terem de reproduzir fielmente o seis cilindros em linha com 250 cv de potência máxima, que começou por ser um 3,4 litros para, em 1957, ver a sua capacidade aumentar para 3,8 litros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR