Japão

Economia japonesa cresce 0,5% no último trimestre de 2017

No último trimestre de 2017, a economia japonesa cresceu 0,5%. A expansão ficou aquém das previsões dos analistas e significa uma diminuição relativamente ao terceiro trimestre do ano.

FRANCK ROBICHON/EPA

A economia do Japão cresceu 0,5% no quarto trimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano anterior, no intervalo de crescimento mais prolongado desde 1989, informou esta quarta-feira o Governo japonês.

A expansão do produto interno bruto (PIB) da terceira economia mundial em relação ao trimestre anterior foi de 0,1%, indicaram os dados agora publicados. Estes dados refletem o maior período de crescimento económico consecutivo de oito trimestres no país asiático. Até março de 1989, o Japão tinha registado um período de expansão de 12 trimestres consecutivos.

No entanto, a expansão registada ficou aquém da maioria das previsões dos analistas e significa uma diminuição relativamente ao terceiro trimestre do ano, quando o PIB registou um crescimento de 2,5% em termos anuais e de 0,6% em termos trimestrais.

Além da aceleração do consumo doméstico, que representa aproximadamente 60% do PIB japonês, as exportações foram um dos componentes que mais impulso deu à economia do país no último trimestre do ano passado.

Os investimentos de capital corporativo, outro elemento de peso na economia japonesa, subiram 2,8% em termos anuais e 0,7% em relação aos três meses anteriores. O investimento público desceu 2,1% em termos anuais e 0,5% em termos trimestrais.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eutanásia

Eutanásia: uma falsa compaixão

João Muñoz de Oliveira

Todos sabemos que a vida não nos pertence por completo: foi-nos dada pelos nossos pais como um dom, pelo que não temos domínio absoluto sobre ela. E este ponto reforça os argumentos contra a eutanásia

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site