África do sul

Polícia sul africana realiza buscas a empresários ligados a Jacob Zuma

A polícia sul-africana realizou esta quarta-feira buscas à casa de família do grupo empresarial Gupta, em Joanesburgo, na sequência das investigações relacionadas com o presidente Jacob Zuma.

KIM LUDBROOK/EPA

Autor
  • Agência Lusa

Uma unidade de elite da polícia da África do Sul realizou esta quarta-feira buscas à casa de família do grupo empresarial Gupta, em Joanesburgo, no quadro das investigações sobre tráfico de influências que atingem o chefe do Estado sul-africano.

“A operação está ligada” ao escândalo “Captura do Estado, nome do caso de corrupção em que se encontra implicado o presidente Jacob Zuma”, disse à France Presse Hanqwani Mulaudzi, porta-voz da polícia.

Pouco depois das 8h (6h em Lisboa) um veículo civil escoltado por carros da polícia abandonou a propriedade da família Gupta mas as autoridades não confirmam se foram efetuadas eventuais detenções.

Estas buscas acontecem numa altura em se espera uma decisão de Zuma sobre o eventual afastamento do cargo de chefe de Estado. O país enfrente uma crise política devido aos casos de alegada corrupção que envolvem o presidente. O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder, determinou que Zuma deve abandonar o poder, aguardando uma decisão oficial.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site