Logo Observador
Workshops

“Blow-up”, o Workshop de fotografia por Rui Rodrigues

O primeiro Workshop promovido pelo Observador arranca no próximo dia 12 de março. Como gravar para sempre um instante irrepetível? É o que Rui Rodrigues, fotógrafo, vai ensinar durante três horas

“Blow-up”, o Workshop de fotografia por Rui Rodrigues

Sábado, 12 mar 2016, 10:00-13:00 Livraria Ferin, Chiado

40,00€

Com mais de 40 mil seguidores no Instagram, Rui Rodrigues é uma referência na rede social que tem como objetivo a partilha de instantes irrepetíveis. É isso que Rui, designer gráfico e fotógrafo, faz de uma forma indelével, enleando os seus seguidores em enquadramentos e trajes de luzes irrepreensíveis.

A experiência de Rui Rodrigues vai ser partilhada no Workshop Blow-up, promovido pelo Observador em parceria com a Booktailors, que terá lugar no próximo dia 12 de Março na Livraria Ferin, em Lisboa.

Segundo o fotógrafo, “o objetivo do curso é dar aos formandos alguns conhecimentos adicionais acerca da fotografia, tanto numa abordagem técnica como teórica, conhecimentos adicionais esses que lhes possam, de alguma forma, ajudar a melhorar ou enriquecer essa paixão pela fotografia”.

O Workshop, que terá a duração de três horas, será baseado na paixão e sensibilidade fotográfica de Rui Rodrigues que assume “a partilha de experiência, a forma como olho para fotografar, como a fotografia permite colocarmo-nos numa espécie de zona privilegiada de observadores do mundo”, revela.

Worskshop Blow-up | Conteúdo programático

Este Workshop incidirá em tópicos essenciais para fotografar na idade dos ecrãs. Luz, câmara… Instagram.

Conteúdo Programático

O Workshop será dividido em três momentos:

1ª Parte

Abordagem técnica, os princípios básicos da fotografia: sensibilidade, velocidade e abertura do diafragma, profundidade de campo e ferramentas de edição digital.

2ª Parte

O momento decisivo e o momento possível na fotografia, através de exemplos de alguns do mais importantes fotógrafos do século XX.

3ª Parte

Exercício prático onde será simulado um ambiente com uma luz variável e onde os formandos serão convidados a fotografar o mesmo cenário, podendo definir a direção da luz. O objetivo é ver como cada um tem um olhar único sobre uma mesma situação.

Biografia de Rui Rodrigues

Rui Rodrigues nasceu em Lisboa em 1977.

Licenciado em Engenharia Multimédia, trabalha como designer gráfico e fotógrafo, espalhando critério e bom gosto no setor editorial. Nos intervalos do design dedica-se a acumular seguidores no Instagram – são cerca de 40.000 – e a assombrar aquela rede social com os seus enquadramentos e trajes de luzes. Atualmente vive em Lisboa, centro de referência da sua fotografia.
É ainda especialista na arte do escapismo.

Rui Rodrigues

Rui Rodrigues é especialista em fotografia de rua / OBSERVADOR

Bibliografia sugerida

Lisboa, Cidade Triste e Alegre – Victor Palla e Costa Martins

Fotocomposição – Joel Santos

Ensaios Sobre Fotografia – Susan Sontag

Destinatários

Este Workshop é dirigido a qualquer pessoa com interesse por fotografia, com ou sem conhecimentos, mas que tenha um telemóvel ou uma câmara quase sempre à mão que lhe permita captar o instante com qualidade.