Dívida Pública

Dívida Pública

"É o momento para falar na renegociação da dívida"

432
Coordenadora do BE avisa que "este é o momento político" para falar da renegociação da divida publica. Governo tem que ter a coragem de o fazer, se quer defender uma recuperação económica sustentada.
IGCP

Estado adia pagamentos de dívida de 2019 e 2020

232
Operação de troca permite poupar nos juros mas, sobretudo, alongar maturidades da dívida pública e aliviar as necessidades de reembolso de dívida nos anos mais próximos.
Obrigações

IGCP faz operação de troca de obrigações

A agência que gere a dívida pública portuguesa realiza uma operação de troca de obrigações por dívida. Em causa estão títulos de dívida que vencem em junho de 2019 e em junho de 2020.
Economia

IGCP realiza operação de troca de obrigações

Em causa estão títulos de dívida que vencem em junho de 2019 e em junho de 2020. A troca de obrigações é realizada na quarta-feira.
Fundo Monetário Internacional

Portugal tenciona pagar 500 milhões ao FMI

O secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, está convicto de que Portugal consegue pagar 500 milhões de euros ao FMI, reduzindo, assim, o custo da dívida.
Dívida Pública

Dívida pública diminuiu para 245,3 milhões 

A dívida pública na ótica de Maastricht, diminuiu para 245,3 milhões de euros. Esta variação deve-se, em parte, ao reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Crescimento Económico

Porque é que alguns economistas estão preocupados?

496
O retrato financeiro do país é a principal explicação para a inquietação de alguns economistas com o nosso futuro. Temos demasiada dívida para algum crescimento económico, mas abaixo do que precisamos
Angola

Angola passa barreira dos 10 mil milhões em dívida

A dívida pública colocada por Angola na terceira semana de novembro aumentou 66%, para 108,5 mil milhões de kwanzas (556 milhões de euros).
Dívida Pública

"Estamos no bom caminho da redução da dívida"

Marcelo Rebelo de Sousa considera que Portugal está "no bom caminho em termos de redução da dívida pública", afirmando que o país está a trabalhar para diminuir o défice.
Dívida Pública

Dívida pública baixou no 3º trimestre para 130,9%

A dívida pública fixou-se em setembro nos 130,9% do Produto Interno Bruto, abaixo dos 132,1% registados no segundo trimestre, segundo dados do Banco de Portugal.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer em todos os prazos esta segunda-feira.
Angola

Dívida pública colocada por Angola aumenta 30%

A dívida pública colocada por Angola na segunda semana de novembro aumentou para 65,4 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 338 milhões de euros.
Fitch

"Provável" que Fitch também tire Portugal do lixo

Um dos bancos mais influentes no mercado de dívida europeia diz que "parece provável" que, depois da S&P, a agência Fitch também decida atribuir um "rating" de qualidade a Portugal, a 15 de dezembro.
Economia

Novo relatório do FMI tem conselhos para Portugal

123
O FMI defende que os países europeus com dívidas públicas, como Portugal, devem aproveitar a recuperação económica para criar 'almofadas' orçamentais e reduzir o endividamento.
Bilhetes do Tesouro

IGCP vai emitir 1500 milhões de euros em leilões

Portugal vai ao mercado na próxima semana para emitir até 1.500 milhões de euros, através de dois leilões de Bilhetes do Tesouro a seis meses e a um ano, foi anunciado sexta-feira.
Dívida Pública

Dívida de Portugal. Juros descem a 2 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam na manhã desta sexta-feira a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos em relação a quinta-feira, depois de terem descido para mínimos a 7 de novembro.
Dívida Pública

Juros a subir a cinco e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam na manhã desta quinta-feira inalterados a dois anos e a subir a cinco e dez anos em relação a quarta-feira.
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

120
O IGCP emitiu dívida a 10 anos com a taxa absoluta mais baixa de sempre: menos de 2%. Mas não foi a emissão com menos risco de sempre: em 2015 a perceção de risco era ligeiramente mais favorável.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair de novo

Os juros da dívida portuguesa estavam, na manhã desta terça-feira, a descer para mínimos a dois, cinco e dez anos.
Agências de Rating

DBRS tem dúvidas sobre economia e défice no futuro

A agência canadiana elogia crescimento recente mas manifesta "preocupação" com a economia e as contas públicas no longo prazo.
Economia

Portugal regressa ao mercado para se financiar

Portugal vai regressar aos mercados na próxima semana para arrecadar até 1.250 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a dez anos, anunciou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.
Angola

Angola quer reescalonar dívida pública

O Governo angolano pretende negociar um "reescalonamento da dívida pública" e até ao final do ano vai realizar road shows para cativar investidores para uma segunda emissão de eurobonds.
Dívida Pública

Dívida pública tem a maior queda desde dezembro

776
A dívida pública portuguesa recuou 1,2 mil milhões de euros em setembro, depois de ter atingido o valor mais em agosto. Esta queda é a maior registada desde dezembro do ano passado.
Economia

Juros da dívida de Portugal sobem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta manhã de terça-feira a subir a dois, cinco e a dez anos, face a segunda-feira, quando os de Espanha subiam a dois anos mas desciam a cinco e dez anos.
Poupança

Aforro do Estado disponível em Lojas de Cidadão

A subscrição e resgate de certificados de aforro e certificados do tesouro passou a estar disponível num conjunto de lojas do cidadão.
Juros da Dívida

Juros da dívida a cair em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira de manhã a descer para mínimos a dois, cinco e dez anos. Níveis portugueses estão alinhados com os de Espanha e Itália.
Jean-Claude Juncker

Portugal deve reduzir dívida como baixou défice

344
O presidente da Comissão Europeia está de visita a Portugal e disse estar convencido que Portugal "fará mais progressos no alívio do seu fardo da dívida". E afirma que "demasiada dívida é antissocial"
Poupança

Governo cria novo instrumento de poupança

Governo decidiu criar um novo instrumento de poupança e suspender os Certificados do Tesouro Poupança Mais. Novo instrumento mantém prémio indexado ao crescimento da economia, mas mais limitado.
BCE

BCE. A arte de fazer um desmame sem ninguém notar

Banco Central Europeu deve anunciar esta quinta-feira uma redução do ritmo mensal de compras de dívida. O desafio de Mario Draghi é o de iniciar o desmame sem fazer voltar a crise financeira.
Dívida Pública

Juros a cair a dois e 10 anos para mínimos 

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a descer, a dois anos para mínimos de sempre e a dez anos para mínimos desde 2 de dezembro de 2015.
Orçamento do Estado

Centeno espera dívida abaixo dos 120% em 2019

257
Centeno espera reduzir a dívida pública portuguesa abaixo dos 120% do Produto Interno Bruto no final da legislatura, em 2019. A confirmar-se, o valor fica o dobro do previsto pelas regras europeias.
Taxas de Juro

1.250 milhões em dívida com juros mais baixos

126
Portugal colocou 1.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três e 11 meses, de novo, a taxas de juro médias ainda mais negativas do que as dos anteriores leilões comparáveis.
Dívida Pública

Portugal põe 1750 milhões em dívida a 3 e 11 anos

Esta quarta-feira realizam-se dois leilões de Bilhetes do Tesouro com maturidades em janeiro de 2018 e setembro de 2018. A 16 de agosto, Portugal colocou mil milhões de euros em dívida.
Obrigações do Tesouro

Portugal paga dívida de 6 mil milhões aos mercados

109
Portugal reembolsou uma linha de Obrigações do Tesouro no valor de 6.080 milhões de euros que foi avançada em 2017.
Dívida Pública

Fora de "lixo", Portugal paga juros mais baixos

O Estado português financiou-se esta quarta-feira às taxas mais baixas desde 2015, numa emissão dupla de dívida a cinco e 10 anos. Títulos saíram com uma taxa de 2,33%. Há um mês, foi 2,79%.
Economia

Juros da dívida a dez anos em mínimos de 2015

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta manhã de segunda-feira em todos os prazos em relação a sexta-feira e a dez anos para mínimos desde dezembro de 2015.
Dívida Pública

IGCP vai emitir até 1.250 milhões em obrigações

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública realiza na quarta-feira dois leilões de Obrigações do Tesouro com maturidades em 2022 e 2027, procurando arrecadar até 1.250 milhões de euros.
Economia

DBRS admite melhoria da dívida portuguesa

A agência de notação DBRS admitiu esta quarta-feira melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa se houver recuperação sustentável das finanças e reforço do crescimento económico.
Finanças Públicas

Dívida pública supera os 250 mil milhões de euros

7.640
O valor total da dívida pública voltou a aumentar em agosto e superou, pela primeira vez, a fasquia dos 250 mil milhões de euros.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir em todos os prazos, alinhados com os de Itália, Espanha e Irlanda. Grécia desde a dois e a dez anos e sobe a cinco.
Angola

Dívida pública de Angola cai 64% numa semana

A dívida pública colocada por Angola diminuiu 64% na última semana, face à anterior, para 26,2 mil milhões de kwanzas, continuando os juros a pagar inalterados, acima de 23% a um ano.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira a subir em todos os prazos. Os juros a dois anos atingiram um mínimo histórico.
Dívida Pública

Juro pago por Portugal é o segundo mais alto

682
Portugal tem a quarta dívida mais elevada entre as economias desenvolvidas do mundo, mas paga a taxa de juro a 10 anos mais elevada desse grupo (à exceção da Grécia), segundo dados do FMI.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a subir a 2 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir a dois anos e a descer a cinco e dez anos para mínimos em relação a quinta-feira.
Dívida Pública

Dívida pública subiu para 249,2 mil milhões

161
A dívida das administrações públicas aumentou para 249.165 milhões de euros em julho, acima do registado quer em junho quer no mesmo mês do ano passado, segundo o Banco de Portugal.
Dívida Pública

IGCP emite dívida de curto prazo a juros mínimos

111
Tesouro português emitiu 1.750 milhões de euros em dívida a seis e 12 meses, com as taxas negativas recorde – mais fruto da política monetária do BCE do que da saída de "lixo" na S&P.
Agências de Rating

De BB+ para BBB-

207
A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados
Dívida Pública

Estado vai tentar leiloar 1.750 milhões em dívida

O Estado vai voltar esta terça-feira aos mercados com leilões de dívida a seis e 12 meses, com os quais espera arrecadar entre 1.500 e 1.750 milhões de euros.
Mercados Financeiros

"Rating" acima de "lixo"? "Agradeçam ao BCE"

1.648
Colunista da Bloomberg não alinha em euforias. A dívida (de perto de 130%) é "completamente insustentável" e isso só não é um problema porque o banco central já é dono de quase um terço da dívida.
Mercados Financeiros

Especuladores fazem juros cair para menos de 2,5%

Impacto da subida de "rating" pela Standard & Poor's é limitado, mas investidores mais especulativos já estão a posicionar-se para que também outras agências tirem a dívida de Portugal de "lixo".
Economia

Analistas. Rating deverá atrair investidores

Vários analistas ficaram surpreendidos com a saída de Portugal do nível 'lixo' e acham que vai aumentar o interesse dos investidores em Portugal. Antecipam ainda a redução das taxas de juro da dívida.
Dívida Pública

Juros de Portugal descem depois de saída de "lixo"

210
Mercados estão a reagir à decisão da agência S&P, mas a descida dos juros, para já, é moderada. Juros e margem de risco continuam longe de onde estavam no início de 2015.
Rating

Subida do rating abre "novas oportunidades"

O ministro dos Negócios Estrangeiros explicou este domingo que saída do nível "lixo" abre novas possibilidades de investimento internacional para a dívida pública portuguesa.
Dívida Pública

Costa. Portugal começa a reduzir dívida em Outubro

684
Primeiro-ministro declarou este domingo, em Trancoso, que, depois do défice, é hora de começar a reduzir a dívida pública do país.
Dívida Pública

Portugal paga juros mais baixos do ano a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos saiu com os juros mais baixos dos últimos meses, a beneficiar as decisões favoráveis das agências de "rating" e da expectativa em torno do programa de compras do BCE.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a 2 e 5 anos e sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa desceram a 2 e 5 anos e subiram a 10 anos em relação a segunda-feira. Os de Irlanda, Itália e Espanha descem, os gregos sobem.
Juros da Dívida

Juros da dívida a descer a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-fiera a descer a dois, cinco e dez anos em relação a sexta-feira, alinhados com os de Itália, Espanha e Grécia.
PCP

Moody's. "Quem decide é o povo português", diz PCP

639
O líder do PCP não deu importância à melhoria da perspetiva da dívida portuguesa por parte da Moody's, considerando que não deve "credibilizar" as agências de rating.
PSD

Passos. Mercados desconfiaram da geringonça

351
O líder do PSD considerou a decisão da Moody's uma "boa notícia para Portugal, mas acredita que houve uma desconfiança na geringonça que se refletiu no "comportamento do investimento" em 2016.
Dívida Pública

Rating. Moody's muda perspetiva para positiva

192
A perspetiva da agência de rating foi alterada de estável para positiva. A notação de crédito mantém-se num nível especulativo e de risco substancial.
Dívida Pública

BCE comprou 517 milhões de euros de dívida pública

O Banco Central Europeu adquiriu 517 milhões de euros em títulos de dívida pública portuguesa em julho, acima dos 498 milhões de junho, o nível mais baixo desde que arrancou este programa.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Sobre a crise da dívida na Europa

572
Endividámo-nos para construir estradas inúteis no meio do nada e proteger sectores ineficientes, e agora a dívida é trocada pela melhor propriedade nas nossas cidades e pelas empresas mais eficientes.
Economia

Atenção ao regresso da dívida

3.795
O endividamento está de volta. É preciso lembrar erros cometidos na primeira década do século XXI, pois a festa está boa. A dívida não desaparece. É com ela que os países caem nas mãos dos credores.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site