Venezuela

Venezuela

Oposição não participa nas presidenciais

A aliança de oposição Unidade Democrática anunciou que não apresentará candidatos às eleições presidenciais antecipadas, na Venezuela, as quais consideram ser ilegítimas.
Venezuela

Regime quer legislativas no dia das presidenciais

O vice-presidente do partido no poder anunciou que vai pedir à Assembleia Constituinte que convoque eleições legislativas para data em que se realizarão presidenciais antecipadas.
Venezuela

Criptomoeda venezuelana lançada esta terça-feira

109
O Governo de Nicolás Maduro lança esta terça-feira o petro, a nova criptomoeda da Venezuela. Será uma tentativa desesperada de equilibrar a economia? Ou uma maneira de fugir às sanções dos EUA?
Venezuela

89,5% sem rendimentos para necessidades básicas

240
A economia venezuelana agravou-se "gravemente" desde 2014, com 89,5% dos venezuelanos a obterem rendimentos insuficientes para satisfazer as necessidades básicas.
Venezuela

Portugal trava integração de médicos da Venezuela

Médicos lusodescendentes da Venezuela acusam o sistema de saúde português de impedir o ingresso destes profissionais que tentam fugir daquele país, obrigando-os a procurarem outros países europeus.
Ricardo Salgado

Salgado suspeito de pagar a políticos venezuelanos

280
Ministério Público suspeita que ex-presidente do BES deu ordem ao GES para pagar a decisores da Venezuela em troca de negócios para o grupo, segundo acordão da Relação citado pelo Correio da Manhã.
Venezuela

Nicolás Maduro convoca exercícios militares 

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ordenou a realização de exercícios militares "Independência 2018", para 24 e 25 de fevereiro, para "afinar a pontaria" dos equipamentos e tropas.
Venezuela

Má nutrição das mães. 62 recém-nascidos morreram

144
Má nutrição das mães foi a principal responsável pela morte de 62 recém-nascidos, desde janeiro, no hospital venezuelano Luís Razetti de Barcelona. Situação dificulta os cuidados a parturientes.
Venezuela

Guiana reforça militares na fronteira

As autoridades da Guiana reforçaram a presença militar na fronteira com a Venezuela, onde os venezuelanos estão a trocar armas por alimentos e outros bens essenciais.
Venezuela

Maduro: eleições a 22 de abril com ou sem oposição

O Presidente venezuelano garante que haverá eleições presidenciais antecipadas a 22 de abril e um chefe de Estado eleito de maneira legítima, independentemente de a oposição se candidatar ou não.
Venezuela

Venezuela. Janeiro foi o mês com mais protestos

O mês de janeiro registou o maior número de protestos de sempre na Venezuela. Em 31 dias, ocorreram 714 protestos e 141 saques.
Nicolás Maduro

Nicolás Maduro mantém ida à Cimeira das Américas

Apesar de ter sido considerado indesejado pelo Governo do Peru, Nicolás Maduro vai marcar presença na Cimeira das Américas. 16 países estão contra a presença do líder venezuelano.
Brasil

Governo brasileiro vai ajudar venezuelanos

O Governo do Brasil está a planear uma "grande ação humanitária" na fronteira com a Venezuela para ajudar milhares de emigrantes. 40 mil venezuelanos estão já a viver na fronteira entre os países.
Peru

Presença de Maduro na Cimeira "não é bem-vinda"

A ministra de Relações Exteriores do Peru, Cayetana Aljovín, anunciou que a participação de Nicolás Maduro na VIII Cimeira das Américas "já não é bem-vinda".
Venezuela

EUA acusam antigo ministro da Venezuela de suborno

Um antigo ministro do Governo venezuelano e quatro antigos altos funcionários foram acusados pelos Estados Unidos de integrarem um esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo subornos.
Venezuela

Colômbia, Venezuela e Brasil mobilizam tropas 

127
A Colômbia, a Venezuela e o Brasil mobilizaram tropas para as fronteiras comuns para cumprir funções de segurança fronteiriça. O objetivo é controlar a entrada de venezuelanos que fogem do país.
Venezuela

Por qué se han callado?

644
O apoio implícito a tudo o que transpire estatismo levou a que num tempo de indignações se silenciasse a tragédia da Venezuela. Em 2015 ainda Maduro levou um prémio da ONU pelo combate à fome.
Brasil

Brasil mantém ajuda humanitária aos venezuelanos

Michel Temer afirmou que o Brasil está numa "disputa diplomática com a Venezuela", mas que o seu Governo continua a tentar prestar "ajuda humanitária" às dezenas de milhares de venezuelanos no país.
Venezuela

TPI vai investigar denúncias na Venezuela

O Tribunal Penal Internacional vai investigar as denúncias de uso de força excessiva pela polícia em protestos e "graves abusos" sobre os detidos na Venezuela.
Venezuela

Parlamento Europeu defende sanções a Maduro

O Parlamento Europeu defendeu que as sanções impostas pela União Europeia devem ser alargadas a Nicolás Maduro. Em janeiro, a UE aplicou sanções a sete nacionais venezuelanos com cargos oficiais.
Venezuela

Há portugueses sem "qualquer rendimento"

O ex-secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, diz que a comunidade portuguesa não escapa à crise venezuelana, afirmando que há pessoas sem "qualquer rendimento" e que faltam ajudas.
Venezuela

Eleições presidenciais na Venezuela a 22 de abril

A convocatória foi anunciada pela presidente do CNE, Tibisay Lucena, que explicou que as eleições foram marcadas sem oposição e Governo terem assinado "o acordo necessário e tão esperado pelo país".
Venezuela

Falha elétrica deixa Caracas às escuras

Uma falha elétrica deixou Caracas e outras cidades venezuelanas às escuras e sem comunicações. As autoridades estão a atribuir o apagão a sabotagem.
Venezuela

Maduro recebeu carta de acreditação de Portugal

O Presidente da Venezuela recebeu na segunda-feira as cartas de acreditação do novo embaixador de Portugal em Caracas e da embaixadora da União Europeia.
PSD

Portugal deve acompanhar situação na Venezuela

160
O deputado social-democrata José Cesário defende que Portugal tem a obrigação de manter um diálogo permanente com os vários setores da sociedade venezuelana, devido à relação de amizade com o país.
Colômbia

Colômbia com abrigo para refugiados venezuelanos

O Governo da Colômbia anunciou a abertura de um abrigo temporário destinado a acolher os venezuelanos que todos os dias cruzam a fronteira entre os dois países.
Venezuela

Inspetor da PJ em Caracas "deve ser substituído"

Portugal deve substituir o inspetor da Polícia Judiciária que deixou a Venezuela e não foi substituído, disse o deputado do PSD José Cesário, vincando que aumentou a insegurança diária e económica.
Venezuela

Partido no poder aprova recandidatura de Maduro

O Partido Socialista Unido da Venezuela aprovou a recandidatura de Nicolás Maduro à Presidência do país, nas eleições que devem ocorrer até finais de abril.
Venezuela

Venezuela deteve ativista histórico?

A oposição venezuelana acusou os serviços secretos de ter detido o ativista octogenário Enrique Aristeguieta Gramcko, que em 2016 pediu uma investigação para avaliar se o Maduro era colombiano.
Venezuela

Venezuela critica Guterres por disputa com Guiana

A Venezuela questionou a decisão do secretário-geral das Nações Unidas de remeter para o Tribunal Internacional de Justiça a disputa que mantém com a Guiana pelo território de Esequibo.
Venezuela

Governo e oposição retomam negociações

Representantes do Governo do Presidente Nicolás Maduro e da oposição terminaram uma reunião de três dias sem chegar a acordo, prevendo retomar as negociações na próxima segunda-feira.
Venezuela

Madrid também expulsa embaixador da Venezuela

Espanha decidiu declarar "persona non grata" o embaixador da Venezuela em Madrid, em "estrita aplicação do principio de reciprocidade, depois de Maduro ter feito o mesmo com o embaixador espanhol.
Venezuela

Venezuela quer ex-presidente de petrolífera preso

A Venezuela pediu à Interpol para prender o ex-presidente da petrolífera do Estado, a Petróleos da Venezuela SA. O Governo acredita que Rafael Ramírez é um "desfalcador".
Venezuela

Venezuela afasta embaixador espanhol

A Venezuela declarou o embaixador espanhol no país "persona non grata". O Governo considera que Espanha cometeu "agressões contínuas" contra Nicolás Maduro.
Venezuela

Twitter de Hugo Chávez reativado

A conta de Twitter de Hugo Chávez foi reativada esta quinta-feira e, segundo a filha do ex-presidente venezuelano, vai ser administrada por uma equipa da Fundação Comandante Eterno Hugo Chávez.
Venezuela

Venezuela. México abandona mediação no diálogo

Após a decisão de Caracas de convocar eleições presidenciais até finais de abril, o México decidiu abandonar a mediação no diálogo entre Governo e oposição porque considera a situação "lamentável".
Venezuela

Venezuela. Assembleia Constituinte marca eleições

119
A Assembleia Constituinte da Venezuela chegou a acordo esta terça-feira para a realização de eleições presidenciais. O sufrágio deverá acontecer ainda antes de 30 de abril.
Venezuela

Venezuela: UE violou Carta das Nações Unidas

A Venezuela acusou a União Europeia de violar a Carta das Nações Unidas. Em causa estão as "medidas restritivas" implementadas contra sete funcionários do Governo venezuelano.
Venezuela

UE aplica sanções a responsáveis venezuelanos

Devido à situação da Venezuela, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão "aplicar medidas restritivas a sete responsáveis" do país "com efeito imediato".
Venezuela

Venezuela. Enterro de Óscar Pérez à porta fechada

As autoridades venezuelanas enterraram hoje de manhã o inspetor da polícia científica que se opôs ao Governo, Óscar Pérez, num cemitério fechado, e autorizando apenas a presença de uma tia e uma prima
Venezuela

Maduro anuncia plano de medicina tradicional

1.616
Num momento em que o país enfrenta uma grave escassez de medicamentos, o presidente da Venezuela apresentou um plano para encorajar a população a tratar-se com plantas e produtos naturais.
Venezuela

EUA manifestam pesar a familiares de mortos

105
O Departamento de Estado dos EUA enviou uma nota de pesar aos familiares dos mortos durante a operação policial para a captura do ex-polícia rebelde e piloto de helicóptero Óscar Pérez.
Venezuela

Igreja Católica denuncia massacre

455
Conferência Episcopal Venezuelana denunciou que a operação para a captura do ex-polícia rebelde e piloto de helicóptero Óscar Pérez foi "um massacre" em que morreram mais seis pessoas.
Venezuela

Venezuela. Oposição suspende diálogo com Governo

A decisão de suspender o diálogo com o Governo deve-se às declarações "irresponsáveis do ministro do Interior" e da justiça, Néstor Reverol, a propósito da morte do ex-polícia rebelde Óscar Pérez.
Venezuela

Margarina causa tumultos em supermercado português

Um engano no preço da margarina ocasionou tumultos no Central Madeirense, na Venezuela, que levaram as autoridades a deter três pessoas, acusadas de roubar alimentos.
Venezuela

Maduro ordena preços justos para produtos básicos

Maduro disse, na mensagem anual, que convocou os industriais e agro-industriais para uma reunião, que se vai realizar ainda esta terça-feira para falar sobre a lei dos preços.
Venezuela

Morreu piloto de helicóptero que atacou Supremo

Autoridades da Venezuela garantem que Óscar Pérez foi morto na sequência de uma troca de tiros com as autoridades. Piloto que atacou edifício do Supremo colocou vídeos do ataque no Instagram.
Venezuela

Vídeo. Venezuelanos esfomeados apedrejam vaca

3.189
A crise na Venezuela agudiza-se e as pessoas estão a assaltar mercados e a perseguir gado, em campo aberto. Surgiu vídeo de grupo a matar uma vaca, imagens não aconselháveis a pessoas mais sensíveis.
Venezuela

Aumentos de preços autorizados na Venezuela

As autoridades suspenderam as fiscalizações às redes de supermercados da Venezuela, na sequência de um acordo que permite aos empresários ajustar, em alta, os preços dos produtos.
Venezuela

Quatro mortos em protestos na Venezuela

Pelo menos quatro pessoas morreram e 15 ficaram feridas na quinta-feira na Venezuela, durante manifestações e pilhagens ocorridas no estado de Mérida, a sudoeste de Caracas.
Augusto Santos Silva

Portugal quer apoiar a Venezuela 

233
Augusto Santos Silva, mostrou, esta segunda-feira, disponibilidade para ajudar a Venezuela, relembrando que o "mercado venezuelano foi muito importante" quando Portugal atravessava uma profunda crise.
Venezuela

Venezuela. Portugueses em dificuldades

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que portugueses na Venezuela são dos mais afetados pelas dificuldades no país e pede que pequeno comércio e pequena indústria sejam "protegidos".
Venezuela

Venezuela. Descida de preço gera caos nas lojas

378
Supermercados de Caracas com longas filas de pessoas para poderem fazer compras, um dia depois de as autoridades obrigarem os supermercados a baixar os preços dos produtos.
Mundo

Brasil acusa Caracas de ocultar informações

O Brasil acusa o Governo venezuelano de não atender aos pedidos de informações sobre o paradeiro de um jovem brasileiro detido na Venezuela desde dezembro, divulgou a imprensa brasileira.
Venezuela

Venezuela. Criminosos aliciam jovens com comida

A crise económica venezuelana está a fazer com que os grupos criminosos aliciem jovens com comida e empréstimos em dinheiro. 75% das vítimas mortais devido à violência no país têm menos de 30 anos.
Venezuela

Venezuela. S&P declara incumprimento de pagamento

A agência Standard & Poor's declarou o incumprimento do pagamento de um título com vencimento em 2018 por parte da Venezuela. A agência baixou a classificação da dívida venezuelana de CC para D.
Venezuela

Polícia que matou a tiro mulher grávida foi detido

O agente da Guarda Nacional Bolivariana vai ainda ser acusado de uso indevido de arma e permanecerá detido até se apresentar em tribunal.
Venezuela

Grávida morta a tiro na entrega de pernil

471
Um membro da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) matou hoje a tiro uma mulher grávida durante a entrega de pernis de porco subsidiados pelo Estado venezuelano a oeste de Caracas.
Venezuela

Salário mínimo sobe 40% com inflação em 2.000% 

824
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro anuncia um novo aumento, o segundo em menos de 60 dias, de 40% do salário mínimo e das pensões dos venezuelanos, a partir de 1 de janeiro de 2018.
Venezuela

Colômbia enviou 50 toneladas de pernil à Venezuela

A Colômbia enviou 50 toneladas de pernil de porco para a Venezuela, onde tem escasseado este popular alimento de fim de ano, deixando irritados os venezuelanos com dificuldades.
Venezuela

Além do pernil, o que faltou no Natal venezuelano?

960
No "pior Natal de sempre", não faltou só o pernil. Também faltou gasolina, embora a Venezuela produza petróleo. E os brinquedos custam vários salários mínimos. A culpa é dos "gringos" e de Portugal.
Venezuela

2.200 toneladas de pernil retidas na Colômbia

142
A Venezuela afirmou que 2.200 toneladas de pernil estão retidas na Colômbia, depois de Portugal ter negado as acusações de sabotagem do presidente Nicolás Maduro.
Venezuela

Que empresa é esta que vende pernil à Venezuela?

3.309
Tem ligações a figuras políticas influentes e só em 2016 teve um crescimento de mais de 40% no volume de negócios. A rápida ascensão deu origem a um inquérito no Ministério Público há um ano.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site