Venezuela

Nicolás Maduro

Maduro diz que Trump é o "novo Hitler"

O presidente venezuelano afirmou que o discurso de Donald Trump nas Nações Unidas foi uma ameaça de morte. Nicolás Maduro garante que o presidente norte-americano vai passar à história.
Nicolás Maduro

Maduro decreta novo estado de exeção e emergência

114
Nicolás Maduro, decretou um novo estado de exceção e emergência económica, que vigorará nos próximos 60 dias, prorrogáveis por igual período. O decreto justifica com "circunstâncias extraordinárias".
Venezuela

Denunciados 289 casos de tortura na Venezuela

A Organização de Estados Americanos recebeu 289 denúncias de casos de tortura e violação dos opositores de Maduro por forças de segurança e está estudar uma queixa no Tribunal Penal Internacional.
Venezuela

Nicolás Maduro disponível para falar com oposição

As conversações vão ser mediadas pelo presidente da República Dominicana e por José Luis Zapatero. Nicolás Maduro também anunciou um novo plano agrícola.
Venezuela

Medicamentos impedidos de entrar na Venezuela

A oposição venezuelana denunciou que o Governo se nega a autorizar a entrada no país de 900 contentores de medicamentos vindos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Venezuela

Venezuela espera "boas notícias" sobre petróleo

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou uma visita oficial à Argélia para debater a situação atual do mercado petrolífero mundial e para reforçar a cooperação bilateral.
Papa Francisco

Papa quer ONU a ajudar a Venezuela a sair da crise

O Papa Francisco lançou um apelo à ONU: que ajude a Venezuela a sair da crise económica, política e social. O Papa diz que a crise da Venezuela é sobretudo "uma questão humanitária".
Venezuela

Venezuela. ONU fala em "crimes contra humanidade"

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos humanos afirmou que podem ter sido cometidos "crimes contra a humanidade" na Venezuela, no âmbito dos protestos antigovernamentais.
Venezuela

UE poderá debater sanções contra a Venezuela

Os 28 Estados-membros da União Europeia poderão começar a debater a adoção de sanções contra a Venezuela "nos próximos dias", disse a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.
Venezuela

Venezuela impedida de comprar insulina e alimentos

O presidente da Venezuela acusou o "bloqueio económico" imposto pelos Estados Unidos de impedir o país de comprar insulina e alimentos para distribuir às camadas mais pobres da população.
Venezuela

Maduro anuncia novo sistema de fixação de preços

135
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a entrada em vigor, a partir desta sexta-feira, de um "um novo sistema" para estabelecer os preços máximos de 50 produtos.
Nicolás Maduro

Maduro não vai ao Conselho da ONU

173
Nicolas Maduro já não vai participar na abertura do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, na segunda-feira. O presidente venezuelano deveria discursar perante os representantes dos 47 Estados-membros.
Venezuela

Macron oferece apoio a mulher de Leopoldo López

Presidente francês enviou uma mensagem de apoio a Lilian Tintori, mulher do líder opositor venezuelano Leopoldo López, impedida de sair da Venezuela, assegurando-lhe que é esperada na Europa.
Venezuela

Líder do parlamento reúne-se com Macron e Merkel

Julio Borges reúne-se com os líderes europeus para falar sobre a Venezuela. A mulher Leopoldo López, um dos principais opositores venezuelanos, iria acompanhá-lo, mas foi impedida de sair do país
Venezuela

ONU. Democracia praticamente morta na Venezuela

Relatório sobre o respeito pelos Direitos Humanos na Venezuela na sequência dos protestos acusa o governo de Maduro de uso excessivo da força, detenções arbitrárias e, em alguns casos, tortura.
Nicolás Maduro

Venezuela. "Traidores" da Pátria vão ser julgados

361
A Assembleia Constituinte venezuelana vai julgar o que considera os "traidores" da Pátria. Novo decreto diz que quem apoia as sanções contra o Estado vai de encontro aos interesses do país.
Venezuela

Maduro convida mundo para cimeira de solidariedade

249
Nicolás Maduro, convidou todos os movimentos políticos e sociais nacionais e internacionais para participarem na Cimeira Internacional de Solidariedade Mundial com a Venezuela.
Venezuela

Venezuela prepara resposta a sanções dos EUA

A Venezuela garante que vai responder às sanções recentemente impostas pelos EUA. "As forças imperiais fizeram um cerco para afetar o povo venezuelano", acusou presidente da assembleia constituinte.
Venezuela

Português detido, suspeito de tráfego de mulheres

As autoridades venezuelanas confirmaram a detenção de um homem português, de 65 anos, suspeito de liderar uma rede de tráfico internacional de mulheres destinadas a prostituição
Venezuela

Governo manda fechar duas rádios de Caracas

744
O Colégio Nacional de Jornalistas (CNP) denunciou que o Governo venezuelano ordenou o encerramento de duas emblemáticas estações de rádio de Caracas, a "TU FM" e a Mágica FM.
Venezuela

Forças armadas venezuelas contra sanções dos EUA

As Forças Armadas Venezuelanas (FAV) condenaram as novas sanções financeiras impostas sexta-feira, pelos Estados Unidos, contra a empresa estatal Petróleos de Venezuela SA (PDVSA).
Óbito

Faleceu fundador do Instituto Português de Cultura

Durante mais de 20 anos foi professor de língua portuguesa. Escreveu vários livros e publicou artigos em jornais e revistas da Venezuela, onde viveu durante mais de 50 anos.
Presidente Trump

Casa Branca exclui uma ação militar na Venezuela

Washington impôs esta sexta-feira novas sanções financeiras a Caracas, entre as quais a proibição de cidadãos, empresas ou instituições norte-americanas comprarem obrigações emitidas pela Venezuela.
Sanções

Sanções dos EUA são "a maior agressão" em 200 anos

A Casa Branca impôs novas sanções financeiras à Venezuela, que o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano considerou "a pior agressão à Venezuela nos últimos 200 anos".
Sanções

EUA impõem novas sanções financeiras à Venezuela

"Estas medidas foram cuidadosamente calibradas para privar a ditadura Maduro", diz o comunicado da Casa Branca. Proibição de comprar novas obrigações emitidas pelo Estado venezuelano é um delas.
Corrupção

Luisa Ortega, a chavista que pode tramar Maduro

115
Luisa Ortega Díaz tornou-se uma insuspeita opositora de Nicolás Maduro, dentro e fora da Venezuela. Era próxima de Chavéz mas diz ter provas que o atual Presidente está envolto numa teia de corrupção.
Venezuela

Sinal da televisão colombiana foi cortado

149
A rede de televisão colombiana Caracol acusou esta quinta-feira o governo venezuelano de ter cortado o sinal de trasmissão da cadeia naquele país.
Venezuela

Novo PGR venezuelano vai reabrir casos inconclusos

Novo procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, denunciou que existem "muitos casos por concluir" no Ministério Público (MP) e que reabrirá vários expedientes de corrupção e narcotráfico.
Venezuela

Maduro pede à Interpol captura de ex-procuradora

364
Antiga aliada de Maduro, Luisa Ortega fugiu do país com o marido primeiro para Aruba, depois para a Colômbia. Agora estará no Brasil para um encontro de procuradores, mas Maduro acusa-a de traição.
Venezuela

Ex-Procuradora da Venezuela fala ao Mercosul

A ex-procuradora geral da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, deixou a Colômbia, onde se encontrava sob proteção e está em direção ao Brasil, para participar numa reunião de procuradores do Mercosul.
Venezuela

Venezuela pede detenção de ex-procuradora geral

A Venezuela vai solicitar à Interpol a detenção da ex-procuradora geral Luísa Ortega Díaz, anunciou o Presidente Nicolás Maduro. Alegadamente ela e o marido estão "fugidos" da justiça.
Venezuela

Ex-PGR venezuelana está sob proteção da Colômbia

126
O Presidente Juan Manuel Santos anunciou que está na disposição de facultar asilo político à ex-procuradora geral da Venezuela, se Luísa Ortega Diaz solicitar tal estatuto.
Venezuela

Panamá concede asilo a magistrado e cônsul

O Panamá concedeu asilo político a um magistrado do Supremo Tribunal e um ex-cônsul da Venezuela por considerar que "correm perigo no país de origem", indicou em comunicado.
China

Venezuela. China reafirma neutralidade do país

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, reiterou esta quarta-feira a neutralidade do seu país, face à atual crise política que atinge a Venezuela.
Lula da Silva

Lula. Erros de Maduro não justificam intervenção

123
O ex-presidente brasileiro Lula da Silva afirmou que os prováveis erros do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não justificam a intervenção militar no país defendida por Trump.
Protestos

Venezuela. Mais de mil pessoas continuam detidas

O Foro Penal Venezuelano indicou que 5.326 pessoas foram detidas na Venezuela, no âmbito de protestos contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, permanecendo presas 1.048.
Venezuela

Centenas em marcha “anti-imperialista” venezuelana

Centenas de venezuelanos participaram esta segunda-feira numa marcha “anti-imperialista”, depois de Donald Trump ter dito que não excluía a hipótese de uma intervenção militar na Venezuela
Venezuela

Venezuela. China e Uruguai contra solução militar

China e Uruguai pronunciaram-se contra uma eventual intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela para solucionar a crise no país, reagindo a ameaças proferidas de Trump.
Venezuela

Boaventura defende (de novo) regime venezuelano

3.806
Boaventura de Sousa Santos não está totalmente do lado de Maduro, mas quase, considerando que a Assembleia Constituinte é um caminho pacífico e defendendo a continuação da "revolução bolivariana".
Venezuela

Venezuela. Polícia dispara balas com malaguetas

230
Polícia dispara "objetos metálicos, tiros de borracha e munições modificadas com restos de malaguetas" contra manifestantes, denuncia o Observatório de Direitos Humanos da Universidade de Los Andes.
Irão

Irão condena ameaças militares dos EUA à Venezuela

O Governo iraniano condenou a ameaça dos Estados Unidos de recorrer à opção militar contra a Venezuela, sublinhando a necessidade de respeitar a "soberania e independência" dos outros países.
Venezuela

Mike Pence. Ditadura na Venezuela é inaceitável

O vice-presidente dos Estados Unidos disse ser "inaceitável" uma "ditadura" na Venezuela e afirmou que a Casa Branca vai continuar a pressionar Caracas para que a democracia seja restaurada.
Venezuela

Mercosul contra "opção militar" na Venezuela

O bloco económico sul-americano Mercosul criticou a sugestão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma eventual "opção militar" para enfrentar a crise política na Venezuela.
Venezuela

Constituinte manifesta apoio a Nicolas Maduro

A Assembleia Constituinte venezuelana manifestou o seu apoio a Nicolas Maduro face às "ameaças infames" do seu homólogo norte-americano, Donald Trump.
Venezuela

Trump ameaça com intervenção militar na Venezuela

588
No mesmo dia em que ameaçou entrar em guerra com a Coreia do Norte, Donald Trump faz questão de dizer que tem em cima da mesa a opção da intervenção militar na Venezuela e que não a excluirá.
Nicolás Maduro

Venezuela. Maduro entregou projeto de Constituição

Nicolás Maduro entregou na quinta-feira o seu novo projeto de Constituição à nova Assembleia Nacional Constituinte. O projeto vai ser discutido apenas por membros próximos do governo.
Venezuela

Poderes públicos subordinados à Constituinte

730
A presidente da nova Assembleia Constituinte, Delcy Rodríguez anunciou que foi aprovado um decreto constituinte que estabelece que todos os poderes públicos ficam subordinados àquele organismo.
Venezuela

Venezuela. EUA impõem sanções a oito responsáveis

Os Estados Unidos aprovaram a imposição de sanções a oito responsáveis venezuelanos, entre os quais um irmão do antigo Presidente Hugo Chávez, por minarem a democracia no país latino-americano.
Venezuela

Parlamento ao lado de países anti-Maduro

O parlamento venezuelano, onde a oposição é maioritária, apoia a decisão de 17 países do continente americano, de condenar a rutura da ordem democrática na Venezuela.
Venezuela

Sabotagem na rede deixa cinco estados sem Internet

Uma sabotagem na rede de fibra ótica venezuelana deixou hoje cinco dos 23 Estados sem serviço de Internet, anunciou a empresa estatal Companhia Anónima Nacional da Venezuela (CANTV).
Diego Maradona

Maradona oferece-se como soldado a Maduro

1.567
"Estarei vestido de soldado". A garantia é do antigo jogador de futebol argentino Diego Maradona que enviou uma mensagem ao Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, através do Facebook.
António Guterres

Venezuela. Guterres alerta para escalada de tensão

143
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que "os acontecimentos recentes" na Venezuela podem causar "uma escalada de tensão" e dificultar uma solução para a crise que o país vive.
Venezuela

A fortaleza onde vivem aliados de Maduro

863
O El Español falou com membros do partido de Maduro, que revelam detalhes do refúgio de luxo onde vivem figuras de topo do regime venezuelano. Segundo um colunista, há novas vivendas em construção.
Venezuela

ONU denuncia torturas e morte de 46 manifestantes

569
Alto comissariado da ONU denuncia torturas e detenções arbitrárias por parte das forças de segurança nos protestos da oposição na Venezuela. Morreram 46 manifestantes.
Venezuela

Fiéis a Maduro acusados de arrombar parlamento

A Assembleia Nacional da Venezuela, dominada pela oposição, acusa quatro pessoas ligadas a Nicolás Maduro de invadirem o parlamento durante a madrugada. Uma delas é a presidente da Constituinte.
Venezuela

ONG denuncia 101 mortes em manifestações

A Organização Não-Governamental Foro Penal Venezuelano estimou em 101 o total de pessoas mortas durante as manifestações que começaram no país desde abril.
António Guterres

Guterres pede esforços de todos os venezuelanos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu esta segunda-feira que "todos os venezuelanos" se esforcem para controlar a crise no país.
Venezuela

Venezuela: hackers atacam sites estatais

Dois mil venezuelanos saíram à rua esta segunda-feira para apoiar a nova Assembleia Constituinte. Do lado da oposição, um grupo de hackers bloqueou 40 sites estatais
Venezuela

Venezuela ou a história de como se destrói um país

101
Como é possível no país que tem as maiores reservas de petróleo do mundo faltar pão nas padarias? Maduro é assim tão diferente de Chávez? Há saída para a crise onde nenhum compromisso parece possível?
Venezuela

Governo português acusado de não ajudar emigrantes

O diretor-executivo da Transparência e Integridade disse que a timidez da reação do Governo português face à crise na Venezuela não ajuda a comunidade emigrante naquele país.
Venezuela

Ortega Díaz: "Continuo a ser a procuradora-geral"

Opositores ao regime juntam-se nas críticas a Maduro, com Ortega Díaz a não aceitar a destituição. Entretanto forças armadas procuram rebeldes que atacaram o Forte de Paramacay e fugiram.
Venezuela

Maduro acusa os EUA e Colômbia pelo ataque militar

574
Presidente da Venezuela acusou os EUA e a Colômbia de estarem por detrás do ataque à base militar e ordenou o reforço da segurança das instituições das forças armadas. Oposição exige "a verdade".
Venezuela

Temer quer "ordem democrática" na Venezuela

O Presidente brasileiro disse esperar o restabelecimento da "ordem democrática" na Venezuela e que esta regresse ao Mercosul.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site