790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jorge Barreto Xavier

Cultura

Ministro da Cultura "não vai ter tarefa fácil"

Na primeira vez que fala sobre os anos no governo, Barreto Xavier critica a forma como João Soares destituiu António Lamas do CCB, diz que fez bem em demitir-se e admite que há clientelismo na cultura
Cultura

Um dia à boleia para fazer contas à cultura

Juntámos cinco espaços culturais pouco conhecidos do público e perguntas sobre três anos de mandato. Seis horas depois, servimos a entrevista com o deve e o haver do secretário de Estado da Cultura.
Arte Contemporânea

Entre vaias e aplausos, já há novo Museu do Chiado

O elogio à inauguração das novas instalações do MNAC é unânime, mas as boas notícias para a arte contemporânea contrastam com a demissão do diretor do museu e as críticas a Barreto Xavier.
Cultura

Barreto Xavier defende plano de apoio às artes

Os programas de apoios às artes da Direção-Geral das Artes devem ter "um plano estratégico plurianual" para que não haja atrasos na atribuição de verbas, defendeu o secretário de Estado da Cultura.
Óbito

Nuno Melo valorizou artes dramáticas

O ator Nuno Melo contribuiu “para um enriquecimento e valorização das artes dramáticas portuguesas nos seus vários meios”, afirma o Governo numa nota de pesar.
Joan Miró

PS aplaude pedido de condenação

Parvalorem veio dizer que estavam extintos todos os processos para que os Miró permaneçam em Portugal. MP lembrou que nada transitou em julgado e que ainda existem recursos.
Direitos de Autor

Nova lei da cópia privada: uma vitória do rentismo

Compreender a nova lei da cópia privada é compreender um exemplo em estado quase puro das múltiplas iniciativas rentistas bem sucedidas, com apoios estrategicamente transversais no sistema partidário.
Cultura

Barreto Xavier e ex-presidente do Opart em guerra

José António Falcão foi demitido do Opart, oficiosamente por não ter conseguido manter Pinamonti no Teatro S. Carlos. E avisa Barreto Xavier de cometer "erro estratégico" se desmantelar o organismo.
Secretaria de Estado da Cultura

Toureiros não podem exercer antes dos 16 anos

Secretário de Estado da Cultura insistiu nesta terça-feira que a profissão de toureiro não pode ser exercida antes dos 16 anos, por ser esta a idade mínima para trabalhar.
Cultura

Portugal e China querem "aumentar cooperação" 

O Secretário de Estado português da Cultura, Jorge Barreto Xavier, considerou que a visita que concluiu hoje à China "abriu portas relevantes" para "aumentar a cooperação cultural" bilateral.
Lei da Cópia Privada

A nova Lei da Cópia Privada: uma mancha notável

É provável que nenhum número de assinaturas seja suficiente para travar a lei, mas resta a consolação de que, quanto mais alargada for a discussão, maior será o custo político imposto aos responsáveis
Direitos de Autor

A abominável Lei da Cópia Privada ataca de novo 

Este processo político é especialmente reprovável face à situação económica do país, à sobrecarga fiscal dos contribuintes e à retórica sobre o desejo de eliminar rendas e promover a competitividade.
Jorge Barreto Xavier

Arquivado processo de classificação dos Miró

A direção-geral do Património arquiva processo de classificação dos 85 quadros de Miró. Mas não deverá haver novo leilão. Processo judicial ainda decorre.
Lei da Cópia Privada

Telemóveis e tablets vão ser taxados até 15 euros

Governo divulgou valores da taxa da cópia privada. Alguns telemóveis, tablets e boxes de televisão serão taxados em 15 euros. Teto máximo de 20 euros atinge equipamentos multifunções e fotocopiadoras.
Conselho de Ministros

Cópia privada vai render 15 a 20 milhões

Governo aprovou em Conselho de Ministros a lei da cópia privada e espera encaixe de 15 a 20 milhões de euros com taxa de compensação "equitativa". Excedente vai para fundo de fomento cultural.
Arquitetura

"Siza não deve ser usado como arma de arremesso"

Barreto Xavier diz ao Observador que espólio do arquiteto está acima de qualquer "querela política" e que o governo tem vindo a trabalhar para manter a documentação da arquitetura portuguesa no país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora