O secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, saudou hoje o regresso da Guiné-Bissau à ordem constitucional, mas considera que o país ainda tem “muitos obstáculos” pela frente.

“É preciso superar muitos obstáculos” no contexto em que “está a viver ainda a Guiné-Bissau. É preciso muito trabalho, muita seriedade e muito patriotismo também”, destacou o diplomata moçambicano. O secretário-executivo da CPLP falava em Bissau onde participou na cerimónia de posse do presidente José Mário Vaz.

Murade Murargy defendeu estarem criadas as condições para o regresso à ordem constitucional na Guiné-Bissau, mas que deixou um aviso: é preciso continuar com a transição rumo à estabilidade efetiva. José Mário Vaz foi eleito à segunda volta a 18 de maio depois de o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que o apoiou, já ter conquistado maioria absoluta nas eleições legislativas realizadas a 13 de abril.

Foram as primeiras eleições realizadas na Guiné-Bissau desde o golpe de Estado de 12 de abril de 2012 e que permitem ao país voltar a normalizar relações diplomáticas e de cooperação com a generalidade da comunidade internacional – que não reconheceu as autoridades de transição nomeadas depois do golpe militar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR