Augusto Santos Silva, ex-ministro da Defesa, dos Assuntos Parlamentares, da Educação e da Cultura nos dois últimos governos socialistas, de António Guterres e José Sócrates, acaba de assinar — em coautoria com a socióloga Paula Guerra — a primeira investigação sobre o punk rock português.

O artigo, “escrito pelos dois sociólogos”, segundo disse Paula Guerra, corresponde à linha de investigação sobre “Punk, Significados e Identidades”, uma das sete que são avaliadas no projeto mãe, chamado”Keep it Simple, Make it Fast”.

Em 2011, Augusto Santos Silva, anunciou que ia renunciar ao seu mandato de deputado do PS para se dedicar ao ensino universitário na Faculdade de Economia do Porto (FEP), deixando a “política moderna aos profissionais da política, no bom sentido do termo”, afirmou. Agora regressa com algo completamente diferente: uma investigação aprofundada sobre as letras de música punk rock em Portugal.

Paula Guerra, a coordenadora do projecto desde Maio de 2012, lembra que em Portugal, o “dinamismo [da cultura punk rock] dá-se em ‘cenas’ pequenas”, tendo núcleos fortes em cidades como Pombal ou Castelo Branco. “Sempre numa lógica de Do it youserlf”, afirma ao Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O artigo “Music and more than music – difference and identity in portuguese punk”, dos sociólogos Paula Guerra e Augusto Santos Silva, da Universidade do Porto, refere que, no contexto das bandas portuguesas, a linguagem dos direitos humanos tem “inegável relevância”, assim como a vinculação politico-ideológica ao radicalismo de esquerda, à ação direta e ao anarquismo. Augusto Santos Silva, contactado pelo Observador, diz apenas que foi “orientador” da investigação, acrescentando que já está a preparar “outro projeto sobre o punk português com a mesma autora.

a ditadura mudou o fenómeno

“A força de ideários políticos de direita radical, observada com mais intensidade noutras cenas punk, não se encontra tão vincada em Portugal. A razão parece-nos simples e tem a ver com o facto de só em 1974 ter terminado um longo ciclo de 48 anos de ditadura de extrema-direita”, escrevem os investigadores. O movimento punk surgiu na segunda metade dos anos 1970 nos Estados Unidos e no Reino Unido, no contexto de plena crise económica e em plena Guerra Fria, expressando-se através de música, roupa, publicações e, sobretudo, rebeldia contra o sistema e a geração anterior dos anos sessenta.

Os sociólogos analisaram músicas de 496 bandas portuguesas, das quais cerca de um terço estão em atividade e 218 estão extintas ou com atividade suspensa. Além das músicas, os nomes das próprias bandas foram analisados, salvaguardando que encarar o movimento punk a partir das letras dos temas tem um alcance limitado porque, afirmam os autores da investigação, nem a música punk se reduz às letras, nem o movimento punk se reduz à música.

De acordo com a tese, o discurso punk, em Portugal, é também hiperpolítico, porque põe em causa a estrutura de poder da sociedade envolvente e tem especial predileção pelo questionamento “inconveniente”, sem limites nem condições, de alguns dos valores mais intocáveis (como as instituições militares ou religiosas e os símbolos nacionais) e “porque promete nada menos” do que a destruição violenta e total dessa ordem, por mais democrática que seja.

“Ao mesmo tempo, o discurso punk é subpolítico – fica aquém da política – porque é regularmente atravessado pelo que se poderia designar, sem ironia, como a expressão conformista do inconformismo ou a ausência conformista da afirmação alternativa, isto é, pela sua redução à denúncia, pelo que, a outros olhos, poderia mesmo ser entendido como a sua rendição à denúncia”, refere a investigação.

O trabalho indica ainda que o mundo punk em Portugal é “muito masculino”: um universo de bandas e bandos juvenis em que as mulheres não são – com raras exceções – sujeitos, nem “os seus problemas constituem tópicos de agenda” a não ser na muito convencional forma do relacionamento amoroso ou da “predação sexual”.

protesto, revolta e demarcação

Os sociólogos analisam ainda os “sentimentos e as causas, e também a música, a diferença e a identidade”. Os vários quadros que percorrem a tese revelam os assuntos predominantes nas várias mensagens do punk rock, nomeadamente os sentimentos expressos através das letras de 264 canções, e que indicam que a “denúncia, o protesto e a demarcação” são tópicos no topo da lista (42%), seguidos de “luta e revolta” (18,9%) e “raiva e ódio” (13,6%).

A afirmação, a vontade de expressar uma mensagem concreta e sobretudo a rebeldia são uma marca constante do punk, como é exemplo o “hino” dos Cães Vadios – “Sou um cão vadio/ E mordo quem me pisa na cauda” (da canção “Cão vadio”, 1987), referida na investigação, que sublinha a importância do movimento numa sociedade como a portuguesa, envolvida em processos relativamente recentes de democratização e modernização.

Este e outros trabalhos vão ser apresentados num congresso sem precedentes sobre o punk em Portugal e que vai realizar-se entre os dias 08 e 11 de julho na Casa da Música e na Universidade do Porto, prevendo reunir 160 especialistas e académicos de 30 países.