Luanda. A capital de Angola ficou pelo segundo ano consecutivo no topo do “ranking” das cidades do mundo onde o custo de vida é mais elevado. Segundo o estudo da consultora Mercer, Lisboa está a meio da tabela, no 94.º lugar num total de 211 cidades. Subiu 15 posições em relação ao ano passado.

As cidades africanas, europeias e asiáticas dominam a tabelas das mais caras para se viver. Depois de Luanda, a capital do Chade, N’Djamena, é a segunda mais cara, seguida de Hong Kong, Singapura, Zurique, Genebra, Tóquio, Berna, Moscovo e Shangai. No último lugar aparece Carachi, no Paquistão, que é uma cidade três vezes menos dispendiosa do que Luanda.

O estudo, que abrange 211 cidades de cinco continentes diferentes, comparou os custos de mais de 200 bens, incluindo alojamento, transporte, comida, roupa, artigos domésticos e entretenimento, e as diferenças são muito distintas.

Se quiser comer uma refeição de “fast food” em Lisboa pode custar em média 4, 95 euros. Em Luanda já pode ter que pagar 13,89 euros. No entando, abastecer o carro na capial angolana é mais barato do que na capital portuguesa. Em Luanda, um litro de gasolina custa 0,45 euros, ao passo que em Lisboa ronda 1,6 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O preço de uma ida ao cinema também varia muito de cidade em cidade. Em Lisboa pode ter que pagar à volta de 6,7 euros, em Londres anda à volta e 15,77 euros.

Segundo o estudo, as cidades europeias, africanas e asiáticas são as mais caras para os expatriados viveram devido, sobretudo, a flutuações da moeda e ao impacto da inflação em bens e serviços. O responsável pela área de estudos de mercado da Mercer, Tiago Borges, explica que “as classificações em muitas regiões foram afetadas por eventos mundiais recentes como, por exemplo, flutuações cambiais, inflação dos custos ao nível dos bens e serviços e volatilidade nos preços de alojamento”.

Lista das 10 cidades mais caras do mundo

1.º Luanda
2.º N’Djamena
3.º Hong Kong
4.º Singapura
5.º Zurique
6.º Genebra
7.º Tóquio
8.º Berna
9.º Moscovo
10.º Shangai

(…)

94.º Lisboa
221.º Carachi