Por um voto Francisco “Frankie” Garcia oferecia uma dose de cocaína ou 10 dólares. Sim, isso mesmo. Aconteceu tudo em Donna, no Texas, a 6 de novembro de 2012. No dia do sufrágio para a direção da escola, quem tinha feito acordo com Francisco deixava a janela do carro aberta e o próprio depositava no veículo o pagamento, conta o The Monitor.

Garcia foi agora detido pelo FBI em Illinois e depois da primeira audiência em tribunal foi, para já, condenado a pagar 10.000 de dólares. Será julgado no dia 8 de outubro e aí poder-lhe-á ser atribuída uma pena mais severa.

Mas esta direção escolar já tem história e lugar de destaque na cadeira dos réus. Já no início de 2012 Guadalupe Escamilla, Rebecca Gonzalez e Diana Castañeda declararam-se culpadas do mesmo crime, contaram aos investigadores que os votos eram trocados por dinheiro, cervejas e cigarros.

Depois das três terem sido presas o presidente eleito, Alfredo Lugo, enforcou-se na noite de Ano Novo. Lugo fazia parte do grupo vencedor das eleições em 2012 com Michael Flores, Ernesto Lugo e Nick Castillo, Nenhum deles prestou declarações acerca do sucedido. A Procuradoria não acredita que tenham sido eles a contratar o grupo que subornava os eleitores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E porque não há duas sem três, ainda em agosto o FBI prendeu também Veronica Saldivar e Belinda Solis, suspeitas de… É mesmo preciso dizer?

Para já, a investigação resultou na detenção de Francisco Garcia, e pagamento de uma multa, que será julgado na próxima semana.