“Os Portugueses e o Mundo” é o título de mais um ensaio da coleção da Fundação Francisco Manuel dos Santos – o 47º da lista. O livro parte de um desafio: perceber o que os portugueses pensam sobre as questões internacionais num mundo globalizado, em que os assuntos domésticos são também transnacionais. A obra está dividida em quatro partes: começa-se pela opinião portuguesa sobre as entidades internacionais como as Nações Unidas e problemas como o aquecimento global; nas restantes tenta-se medir o pulso à opinião dos portugueses sobre a Europa, a África, a Ásia, a China, os Estados Unidos e o Brasil.

raquel vaz pinto

A autora é Raquel Vaz Pinto, professora universitária e presidente da associação Portuguesa de Ciência Política. E é ela que destaca quatro factos que mostram o interesse do livro:

1- Sabia que consideramos desejável uma liderança forte da União Europeia na política internacional?

Apesar de um contexto de pessimismo e insatisfação em relação a Bruxelas os portugueses consideram desejável a liderança forte da União Europeia no mundo. A resposta dos portugueses é, desde 2006, muito positiva e nunca desceu a fasquia dos 70%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 

2- Sabia que o país asiático do qual temos melhor perceção é … o Japão?
Nos Transatlantic Trends de 2011 e 2012 o Japão obteve uma opinião favorável de 73 e 64 pontos percentuais, contrastando com a apreciação desfavorável que fazemos do Paquistão e da Coreia do Sul.

 

3- Sabia que consideramos a China uma ameaça … económica?

Os portugueses quando questionados sobre se a China é percecionada mais como uma oportunidade para novos mercados e investimentos do que uma ameaça para segurança económica e empregos, os portugueses respondem de forma negativa e fazem-no de forma coerente.

 

4- Sabia que os portugueses avaliam de forma positiva o Presidente Barack Obama?

Ao contrário da avaliação à Administração de George W. Bush os portugueses têm uma opinião favorável do atual inquilino da Casa Branca, embora de forma decrescente.

 

A obra será apresentada no Instituto Camões, em Lisboa, às 18h30, por Jaime Gama e Miguel Monjardino.