Os trabalhadores da papeleira Soporcel afirmam que o regresso à greve, na sexta-feira, “está nas mãos da administração”, admitindo suspender a paralisação se a Comissão Executiva da empresa aceder a negociar, disse esta segunda fonte sindical.

“Neste momento, a greve está nas mãos da administração. Estamos constantemente abertos ao diálogo, vamos aguardar que tenham o bom senso de vir falar connosco”, disse o porta-voz da comissão sindical da Soporcel, Vítor Abreu, à agência Lusa.

Já fonte oficial do grupo Portucel Soporcel disse à Lusa que a administração “foi sempre muito clara na vontade de querer dialogar com os colaboradores sobre todos os temas relevantes, nomeadamente o caderno reivindicativo e o fundo de pensões”.

Alega, no entanto, que, “indiferente a esta vontade da comissão executiva” da Soporcel, a comissão sindical “manteve a greve e o pré-aviso de uma segunda paralisação – a terceira no mesmo ano -, para prejuízo de todos os colaboradores” da empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não é possível manter o diálogo genuíno e profícuo enquanto decorrer a greve ou a empresa estiver submetida a pré-avisos de greve”, sustentou.

Depois da paralisação que decorreu durante 24 horas, com início na madrugada da passada sexta-feira, os trabalhadores da Soporcel vão cumprir um segundo dia de greve, a 21 de novembro, por questões relacionadas com o fundo de pensões da empresa e a falta de negociação, imputada pelo sindicato à administração, de um caderno reivindicativo, entre outros motivos.

Hoje, pela primeira vez na história da empresa situada em Lavos, Figueira da Foz, os trabalhadores realizaram um plenário dentro das instalações fabris, ao longo de duas horas, tendo decidido enviar um comunicado à Comissão Executiva do grupo Portucel Soporcel a reclamar a negociação do caderno reivindicativo.

A comissão sindical alega que a greve teve uma adesão superior a 90% e paralisou a unidade fabril, números contestados hoje pelo grupo Portucel Soporcel, que diz que a greve teve uma adesão de 61,5% dos trabalhadores, 46,9% num dos três turnos da paralisação.