Dois consórcios estrangeiros apresentaram propostas para a operação e a manutenção por 10 anos da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), disse esta quarta-feira fonte das empresas. Em causa estão o consórcio espanhol TMB (Transportes Metropolitanos de Barcelona)/Moventis e o consórcio anglo-espanhol National Express/Alsa — cada um apresentou propostas para as duas empresas, que têm um conselho de administração comum.

Questionado sobre a data limite para tomada de uma decisão, a mesma fonte indicou que “não há propriamente um prazo, espera-se que seja ao longo do primeiro trimestre de 2015”. A 09 de dezembro, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse que o prazo para apresentação de propostas tinha sido alargado até 30 de dezembro. A abertura dessas propostas decorreu esta quarta-feira.

A STCP (serviço de autocarros) e a Metro do Porto lançaram a 08 de agosto o concurso público para a subconcessão da operação e manutenção das redes que operam na Área Metropolitana do Porto (AMP). No final de novembro, o Conselho Metropolitano do Porto aprovou por unanimidade um pedido ao Governo para a suspensão do concurso de subconcessão da STCP e o início uma negociação que permitisse encontrar “uma oferta que melhor sirva” a população.

Dias depois, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, disse esperar “que o Governo reflita” sobre a sua decisão de privatizar a STCP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR