O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, elogiou esta quarta-feira o “grande caráter” de José Maria Pedroto, recordando a “identificação perfeita” que mantinha com o antigo jogador e treinador do clube, falecido há exatamente 30 anos.

“Era uma pessoa de grande carácter e de grandes causas. De grande dignidade. De ‘antes quebrar do que torcer'”, resumiu, ao lembrar, ao site do clube, o “grande amigo e grande homem”.

Em dia de homenagem a Pedroto — às 21:00 o dirigente participa na tertúlia “José Maria Pedroto — O Homem para além do tempo”, no Instituto Superior da Maia (ISMAI) — Pinto da Costa realça o “homem com uma força de vontade, um querer e uma determinação invulgares”.

“Esta data não passa despercebida a quem lidou com José Maria Pedroto. Além de ter sido um grande jogador e depois um grande treinador, era sobretudo um grande homem. Apraz-me recordar que, ao fim de 30 anos, toda a gente ainda se lembre dele para além dos grandes êxitos desportivos que teve nessa altura”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pinto da Costa recorda que, sob o comando de Pedroto, o FC Porto foi campeão duas vezes consecutivas (1978 e 1979) quando o título lhe fugia há 19 anos, pelo que, sublinha, “foi uma pessoa muito importante na história do futebol”.

“Tínhamos uma identificação perfeita e aquilo que pensávamos era em conjunto. Estávamos quase sempre de acordo e quando havia alguma diferença ajustávamos as coisas. Foi uma conjugação perfeita entre um treinador e um presidente. Conhecíamo-nos muito bem, tínhamos uma admiração recíproca e acreditávamos um no outro plenamente, e acho que esse foi o grande segredo do sucesso”, concluiu.

A tertúlia de hoje (21h00) sobre José Maria Pedroto no ISMAI vai contar, entre outros, com a participação de Pinto da Costa e do vice-presidente da federação Hermínio Loureiro.