O que é preciso para se entrar dentro do sistema de automóvel mais seguro do mercado? Aparentemente 13 euros, ser-se maior de 14 anos e ter participado numa conferência de cinco dias que alerta para os perigos de crimes daquele género.

Foi numa conferência dessas que o desafio foi lançado. Os participantes deviam tentar infiltrar-se remotamente num carro. O processo tinha um nível de elevada dificuldade mesmo para peritos em segurança e que se esperava ser demorado, mas não para o adolescente. Bastou-lhe ir a um grande armazém comercial onde gastou aproximadamente 13 euros. Passou a noite inteira a criar um painel de controlo artesanal com um circuito novo, semelhante ao do carro.

No dia do teste, deixou todos boquiabertos, desde alunos universitários a engenheiros mecânicos e peritos em segurança, ninguém podia acreditar. À distância, apenas com recurso ao painel de controlo que havia criado, o jovem começou a controlar o carro. Como um maestro de batuta na mão começou pelos limpa pára-brisas, depois as portas, e quando os faróis já estavam acesos a orquestra ficou completa com músicas do seu iPhone a passar dentro do carro.

Os responsáveis não quiseram divulgar o nome do jovem nem a marca do carro, por razões de segurança. E também por isso depois deste episódio as empresas de segurança automóvel já começaram a trabalhar de forma a aumentar os níveis de segurança nos carros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fácil acessibilidade dos carros já tinha sido abordada num episódio do programa de televisão norte-americano “60 minutos”, que mostrava como o cibercrime é um problema que começa a preocupar aqueles que constroem painéis cada vez mais modernos para automóveis.

Embora o que o rapaz fez tenha sido impressionante e uma clara prova do fácil acesso aos automóveis, o blog da especialidade que divulgou a história alerta que seria impossível aquele jovem conseguir controlar a velocidade, mudanças ou pedais do carro através do painel de controlo artesanal que construiu.