O Facebook anunciou nesta terça-feira que a sua aplicação de mensagens Messenger ganhará um recurso de envio de dinheiro entre utilizadores. A função será lançada nos próximos meses apenas nos Estados Unidos e estará disponível tanto no site da rede social como nas apps para Android e iOS.

O Facebook garante que o valor é transferido automaticamente, apesar de prever atrasos de até três dias úteis em transações entre entidades bancárias diferentes, e será grátis sem quaisquer encargos aos seus utilizadores. Para evitar casos de fraude e dívidas, a rede social só aceitará contas de débito.

O mecanismo é simples: na barra de botões, onde estão os ícones da câmara, vídeo e emojis, haverá um novo símbolo representado pelo caracter “$”. O utilizador deve selecionar um amigo da sua lista de contatos, clicar no ícone “$”, digitar o valor e o número do seu cartão de débito e depois no botão “Pay” (pagar, em tradução). Em seguida, o destinatário recebe uma mensagem a pedir que insira o número do seu cartão de débito para que receba a transferência. Se o destinatário já tiver registado o seu cartão na plataforma, o envio é feito sem a necessidade de reintroduzir os dados.

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Crédito: imagem promocional Facebook

De acordo com Steve Davis, gestor de produtos da rede social, a ideia para o serviço veio dos próprios utilizadores. “Sabemos que as conversas sobre dinheiro estão sempre a acontecer, mas você tinha de ir a outra plataforma para pagar a outra pessoa”, disse em entrevista citada pelo site ReCode. De facto, a ideia de transferir dinheiro a partir de aplicações já existia e está presente no Snapchat, Venmo, Square, entre outras. A diferença está no alcance destas aplicações, uma vez que o Facebook conta com 1,39 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, segundo dados da página Statista.

Quanto à privacidade, o Messenger armazenará os dados bancários do utilizador nos próprios servidores do Facebook, mas não associará esta informação com os seus dados pessoais – algo que já acontece quando os utilizadores pagam por jogos, por exemplos. O site ReCode afirma que este é o primeiro passo para a implantação do botão “Buy”(comprar, em tradução) nas publicações, uma estratégia para gerar dividendos a partir da intermediação da rede social com as empresas.

O pagamento móvel já é uma tendência entre as grandes empresas de tecnologia. A Apple introduziu o seu sistema Apple Pay no Apple Watch, enquanto outros competidores como Samsung, Google e PayPal já oferecem o mesmo serviço.

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