Ao mesmo tempo que começa o 8 ½ Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, o Cinema Nimas acolhe uma programação especial dedicada ao realizador Roberto Rossellini. A primeira sessão acontece esta quarta-feira, às 21h30, com a exibição do filme “Viagem em Itália”, numa sessão apresentada pelo realizador António-Pedro Vasconcelos.

Até 29 de abril, vão passar pelo Nimas dez das obras mais emblemáticas do realizador italiano, todas em versão digital restaurada, garante a Medeia Filmes. Na quinta-feira passam dois filmes, “O Amor”, e “A Força e a Razão”, que repetem na sexta-feira. Com um bónus. É que na sexta-feira, Renzo Rossellini, filho e colaborador de Roberto Rossellini, vai estar presente no cinema lisboeta para apresentar a sessão das 21h30.

De acordo com a Medeia, Renzo Rossellini foi assistente do pai em vários filmes, entre 1959 e 1970. Em “O General Della Rovere” foi assistente de realização, assim como em “Era Noite em Roma”, surgindo a partir daí creditado como Renzo Rossellini Jr., de modo a evitar confusões com o tio e compositor com o mesmo nome. No sábado, a sessão das 21h30 de “O Medo” também será apresentada por Renzo Rossellini.

Os bilhetes para esta programação custam seis euros. Na compra de quatro bilhetes, o quinto é gratuito.

A partir de 9 de abril, este ciclo dedicado a Rossellini estará no Teatro Municipal do Campo Alegre, no Porto. Alguns dos filmes chegarão também a Braga, Coimbra e Castelo Branco. Em Braga, no Theatro Circo, “Viagem em Itália” será exibido no dia 13 de abril. No Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, vai passar “Roma, Cidade Aberta”, “Stromboli” e “Viagem em Itália” nos dias 30 de março, 6 e 13 de abril, respetivamente. Em Castelo Branco, o Cine Teatro Avenida recebe os filmes “Alemanha, Ano Zero” (6 de Abril), “Stromboli” (6 de Abril) e “Roma, Cidade Aberta” (7 de Abril).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR