Morreu Richard M. Sherman, o compositor da Disney responsável pelos temas de clássicos do cinema como “Mary Poppins”. O norte-americano tinha 95 anos.

Foi a própria Disney a anunciar, este sábado, a morte do compositor. Em comunicado, é mencionada a morte de uma “lenda” e “metade da dupla de composição vencedora de Óscares Sherman Brothers”. Richard M. Sherman trabalhou durante décadas com o irmão, Robert, que morreu em março de 2012.

O compositor norte-americano morreu no centro médico Cedars-Sinai, em Beverly Hills, devido a complicações ligadas à idade. A gigante cinematográfica refere que era “um dos mais prolíficos compositores de letras na história do entretenimento familiar e um dos membros-chave do círculo interno de talentos criativos da Disney”.

Ao longo de uma carreira de mais de 65 anos, compôs em conjunto com o irmão os temas de vários filmes da Disney. A dupla saltou para a ribalta em 1964, com os temas de “Mary Poppins”, com os quais ganharam dois Óscares  — Melhor Banda Sonora e Melhor Canção Original, com o tema “Chim Chim Cher-ee“. Outra canção do filme criada pela dupla tornou-se um sucesso — “Supercalifragilisticexpialidocious”, que em 1965 entrou no top 100 da Billboard.

[O vídeo de “Supercalifragilisticexpialidocious”, de “Mary Poppins”]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo da carreira de décadas, Richard B. Sherman foi nomeado nove vezes para os Óscares, ganhou três prémios Grammy e recebeu 24 prémios de álbuns de ouro e platina. Ainda compôs temas para a televisão, para os musicais da Broadway e era um nome reconhecido de Hollywood.

“Richard Sherman era a personificação do que significa ser uma lenda da Disney, criando com o seu irmão Robert alguns dos clássicos mais adorados que se tornaram uma parte querida da banda sonora das nossas vidas”, disse Bob Iger, o CEO da Walt Disney em comunicado. “Desde filmes como ‘Mary Poppins’ até ao ‘Livro da Selva’ ou atrações como ‘It’s a small world‘, a música dos irmãos Sherman capturou o coração de gerações de espectadores. Vamos estar sempre gratos pela marca que Richard deixou no mundo e deixamos as nossas mais sentidas condolências à família.”

Já Pete Docter, o diretor criativo dos estúdios de animação Pixar, destacou que “mesmo aos 90 anos tinha mais energia e entusiasmo que ninguém”.

100 anos da Disney. A visão de um animador tornou-se num império global que tem cada vez mais desafios

Richard M. Sherman nasceu a 12 de junho de 1928, em Nova Iorque. Os irmãos seguiram os passos do pai, Al Sherman, que também era compositor. A família mudou-se para Beverly Hills em 1937.

Sherman estudou na universidade de Bard, licenciando-se em música. Esteve no exército dos EUA, onde foi maestro da banda do exército militar entre 1953 e 1955.

A dupla de irmãos foi contratada no início da década de 60 pelos estúdios Walt Disney. No início dos anos 70, saíram para procurar outros desafios, em filmes como “Charlotte’s Web” (1973), “The Adventures of Tom Sawyer” (1973) ou “Huckleberry Finn” (1974). Regressaram à Disney em 1998, para compor temas para o filme “The Tigger Movie”.

Em 2013, os irmãos foram retratados no cinema pelos atores B. J. Novak e Jason Schwartzman, no filme “Saving Mr. Banks”, inspirado na realização do filme “Mary Poppins“.

“Queríamos regressar às origens” para celebrar os 100 anos da Disney

Em 2018, os estúdios Walt Disney, em Burbank, batizaram o Stage A de Sherman Brothers Stage. A dupla Sherman tem créditos em mais de 200 músicas compostas para 27 filmes e 24 produções para televisão.

O funeral de Richard M. Sherman vai realizar-se a 31 de maio, em Los Angeles. A Disney diz que planeia uma “celebração da vida” do compositor, que será anunciada mais tarde.