Para já as garrafas não vão ser bons ouvintes nem dar conselhos para a vida. O protótipo produzido pela empresa de eletrónica Thin Film e pela Diageo, gigante de bebidas alcoólicas, tem um sensor instalado na etiqueta da garrafa e permite, antes de tudo, saber se ela já foi aberta ou se está ainda perfeitamente selada — a autenticidade da bebida fica garantida e a idade do whiskey apontada pelo rótulo pode ser confirmada.

O projeto aplica-se ao Johnnie Walker Blue Label e as possibilidades do sistema crescem: campanhas de marketing que entram pelos telemóveis dentro e informações sobre descontos da loja. Depois de aberta a garrafa, este “rótulo falante” deteta que o selo foi quebrado e passa a dar sugestões sobre o que servir com este whiskey, em que ocasiões o consumir ou mesmo receitas em que pode ser usado.

Tudo acontece através de um sistema NFC (Near Field Communication) — um smartphone consegue interagir com este sensor pelo simples facto de estar muito próximo dele. Coloca-se o telemóvel junto do símbolo que se quer ler e a informação surge no ecrã automaticamente, sem a necessidade de ativar Bluetooth ou mesmo fazer o download de uma aplicação.

O Johnnie Walker Blue Label, uma das seleções de uísque mais conhecidas do mundo, ultrapassa facilmente os 150 euros, o que poderá em breve valer ainda dois dedos de conversa com a garrafa.

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