O Governo acaba de lançar, esta segunda-feira, o Mapa do Cidadão. A aplicação para computadores, tablets e smartphones vai permitir saber onde são, quanto custam e que documentos exigem os vários serviços do Estado. Também vai ser possível gerir em tempo real as filas nas Lojas do Cidadão.

“Com esta aplicação, o cidadão pode estar em qualquer parte do país e saber onde é o sítio mais perto para tratar de determinado assunto. Na Segurança Social, passa a ser possível ter acesso ao sistema de atendimento, para poder ver quantas pessoas estão a ser atendidas, e se vale a pena ir ao serviço no momento, ou mais tarde”. A explicação foi dada pelo Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, em outubro do ano passado, quando foi anunciada a novidade.

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Pormenor da aplicação em IOS

A aplicação é gratuita e já está disponível para iOS, Google Play e Windows. O Mapa do Cidadão permite visualizar num mapa os vários locais de atendimento da Administração Pública, incluindo hospitais, esquadras, repartições de finanças, da segurança social, Lojas e Espaços do Cidadão, para além de outras localizações onde a Administração Pública se encontre presente e o horário de atendimento. Entre as funcionalidades destacam-se a consulta dos serviços disponíveis em cada balcão de atendimento, quantas pessoas estão em espera e qual a senha que está a ser atendida. Só quando o serviço em causa tem implementado o SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Atendimento é que será possível consultar o andamento de senhas.

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Ao colocar a localização, é possível ver qual a distância e o percurso mais próximos para cada tipo de serviço. É ainda possível, de acordo com as informações disponíveis, a indicação do melhor percurso numa loja para a realização dos serviços pretendidos.

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De acordo com o Jornal de Notícias, o ministro Miguel Poiares Maduro prometeu novas funcionalidades dentro de algumas semanas, tais como a possibilidade de tirar senha informaticamente. As esperas infindáveis nas filas pode ter os dias contados.