O antigo capitão e futebolista do FC Barcelona Xavi Hernández lamentou, em carta publicada no La Vanguardia, a forma como o Real Madrid lidou com o processo de saída do seu amigo Casillas.

“Sabe-me muito mal a sua saída do Real Madrid. Dá-me pena. Parece ‘descafeinada’. [Casillas] Não precisa que lhe diga que é um grande, de quem gosto muito. Desejo-te muita sorte na tua nova etapa no FC Porto, amigo”, escreveu Xavi.

O antigo jogador do FC Barcelona teceu rasgados elogios ao novo jogador dos ‘dragões’, dizendo que, na sua opinião, Casillas, de 34 anos, é o guarda-redes mais decisivo da história.

“Como é que não se pode valorizar o Iker? Dava-me nervos jogar contra ele. É o guarda-redes mais decisivo da história, que defesas”, disse Xavi, lembrando que conhece Casillas desde o Mundial de sub-17 disputado no Egito em 1997.

O jogador, que deixou esta época o FC Barcelona, falou também da rivalidade entre os dois emblemas, o que nunca abalou a amizade entre ambos, que estava acima dos clubes.

Xavi disse ainda que se considera um afortunado pela forma como foi valorizado pelo ‘Barça’ na hora da sua saída para o Al-Sadd, do Qatar.

“Eu, por tudo o que passei no Barça este ano considero-me a exceção, um afortunado. Iker merecia o tratamento que sempre teve para com todos”, criticou o médio, dizendo que também Nadal, o melhor desportista espanhol, é maltratado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O médio espanhol disse que Casillas estava a jogar sob pressão e comparou-o com o italiano Buffon, acarinhado aos 37 anos, dizendo que o ex-‘merengue’ tinha de provar a cada jogo que era muito bom, sem a alegria no jogo.

“Agora que vai para o FC Porto estou seguro que será recebido como um herói. Irá ficar louco. Fora daqui [de Espanha] vão-lhe dar mais valor”, acrescentou.

O FC Porto já oficializou a contratação de Casillas por duas épocas, mais uma de opção, e o guarda-redes deve juntar-se ainda hoje ao plantel que se encontra a estagiar em Horst, na Holanda.